Destaques da entrevista
"O Clube do Cordeiro tem 7 anos de existência e foi o primeiro frigorífico do estado de São Paulo especializado em abater ovinos e caprinos. Hoje atendemos praticamente todo o estado de São Paulo e contamos em média com 80 produtores. Na verdade, não são criadores e sim parceiros, tanto que na nossa embalagem, fora o nosso rótulo e a marca Clube do Cordeiro, o produtor assinala o seu próprio logotipo, sendo praticamente um cordeiro rastreado"
"Hoje abatemos 200 animais/semana e a meta para 2010 é abatermos 300 animais/semana"
"Hoje trabalhamos com animais de 35 - 42 kg/peso vivo, independente da raça, mas, devem possuir menos de 6 meses de idade, porque depois disso o animal já começa a produzir testosterona, apresentando gosto característico na carne"
"Antigamente tínhamos muitos animais despadronizados. Hoje, com a formação de associações e núcleos de produtores, estes colocam seus animais em confinamentos coletivos e consequentemente produzem lotes padronizados"
"O abate informal ainda é comum na produção de pequenos produtores, porém, um produtor que trabalha com maior escala, necessita vender um volume maior, abatendo seus animais formalmente. O consumidor deve saber que quando compra um animal abatido no sítio, esta correndo um risco, pois existem muitas zoonoses que não aparecem visivelmente na carcaça"
"Os consumidores têm que comprar animais fiscalizados porque os frigoríficos possuem responsáveis técnicos e têm um nome a zelar"
"Quando a marca Clube do Cordeiro foi lançada, trabalhamos com degustações, pois os clientes brasileiros não conheciam essa carne. Hoje a carne já é procurada e há cortes de carne acessíveis para toda as camadas sociais"
"Hoje não temos mais o problema de colocação da carne ovina no mercado. É uma carne que vei para ficar e já esta presente na mesa do consumidor brasileiro"
"Hoje encontramos nas gôndolas dos supermercados carne de ovelha, de capão, de cordeiro, mas, todas com a mesma denominação. É muito importante que o consumidor diferencie para que ele não consuma carne de um animal velho, com um sabor mais acentuado, e desista de consumir o produto pela 2ª vez. Estamos batalhando para que no rótulo, as carnes contenham diferenciação"
Equipe FarmPoint
Kelly Louveira
Bragança Paulista - São Paulo - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
postado em 10/04/2010
O Clube do Cordeiro é um exemplo de incentivo do setor aqui na região. O Beno está de parabéns pelo trabalho!