1 - Fale um pouco sobre a raça Poll Dorset:
A raça Poll Dorset tem dois braços de origem: uma é a origem americana, através de mutação genética voluntária, ocorrida no rebanho Dorset Horn da universidade da Carolina do Norte e a outra é a linhagem australiana, quando três importantes criadores de Dorset Horn viram a vantagem em eliminar os chifres da raça. Isso foi conseguido através de sucessivos cruzamentos com indivíduos das raças Corriedale e Ryeland e os produtos resultantes com características de Dorset foram acasalados com ovelhas da raça Dorset ate atingirem o grau de 95% de pureza. Em 1947 a raça foi registrada.
2 - Como a raça Poll Dorset esta inserida hoje no mercado de ovinos?
A raça Poll Dorset hoje esta presente em praticamente todo o mundo, sendo amplamente utilizada em países com tradição na produção de carne ovina. Na Austrália, esta presente em 80% dos cruzamentos de cordeiros para produção de carne nobre (PREMIUM) e preconiza-se a sua utilização como cruzamento terminal com outras raças e também em cruzamentos tricross.
Uma boa utilização para o Brasil será com fêmeas cruzas Dorper x Santa Inês e também em fêmeas Santa Inês puras. Já temos sucesso nesses cruzamentos no Sul e em Pernambuco. Na Europa, esta sendo utilizada em cruzamentos com a raça Texel, obtendo sucesso em provas de ganho de peso e eficiência.
Porém, quando passamos a olhar as características maternas da raça, observamos que as mesmas apresentam características econômicas indispensáveis como a não sazonalidade de estro e a ótima habilidade materna, além de partos múltiplos, o que a torna uma raça materna excelente.
3 - Quais as vantagens/características da raça?
Entre muitas características da raça podemos destacar algumas:
- Excelente conformação de carcaça;
- Carcaça dentro das exigências do mercado internacional;
- Rápido crescimento;
- Produção abundante de leite;
- Facilidade de parto da fêmea;
- Genética predominante nos cruzamentos;
- As fêmeas F1 já nascem com as características reprodutivas da raça;
- Muito resistente ao frio e ao calor, por ser uma raça semilanada.
4 - Qual o maior desafio/problema para o setor de carne ovina hoje?
Para mim, o principal problema é a falta de coragem de ambas as partes: o pecuarista tem medo de produzir e não ter para quem vender, o frigorífico tem medo de investir em plantas e não ter matéria prima para trabalhar, é a metáfora do "cachorrinho correndo atrás da cauda".
5 - Quais são as expectativas para 2010?
Acho as expectativas as melhores possíveis para a ovinocultura e em especial para a raça Poll Dorset, pois agora ela esta começando a ser conhecida no Brasil e poderá contribuir muito para a produção de um ótimo cordeiro para abate.
Tenho observado que em muitos restaurantes que antes nem sonhávamos em ter carne ovina, hoje já incluíram no a carne no cardápio, ou seja, aos poucos e a passos firmes, este hábito alimentar esta sendo incorporado ao dia a dia do brasileiro, porém sinto a falta de ações mais concretas para incrementar o consumo de carne ovina assim como se vê no frango e no suíno.
Equipe FarmPoint
Quirino de Freitas
Fernandópolis - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 05/05/2010
Parabéns Eldar. Acredito que a raça Poll Dorset realmente tem espaço no mercado devido as características apresentadas por você.