Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Entrevista com Armindo Kichel, da Embrapa

postado em 08/12/2010

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Raquel Maria Cury Rodrigues, analista de mercado do FarmPoint, entrevistou Armindo Kichel, pesquisador da Embrapa Gado de Corte durante o I Congresso Internacional da Produção Pecuária no mês de agosto. Na entrevista, Armindo comenta sobre a integração lavour-pecuária-floresta, sustentabilidade e mão-de-obra.

Destaques da entrevista

"Para uma atividade ser sustentável hoje, ela precisa ser primeiramente econômica. Ninguém mais brinca de pecuária, ninguém mais brinca de agricultura, pois são investimentos muito altos e têm que ter um retorno financeiro. O segundo ponto, é que para ser sustentável, tem que causar um bem-estar para a sociedade e as pessoas envolvidas têm que se beneficiar dessa economia, com bons salários, bom padrão de vida. Por último, nós temos que ter preservação ambiental, e a integração lavoura-pecuária-floresta reduz os riscos, devido à diversificação dos sistemas produtivos. Com isso, menos riscos climáticos e menos riscos mercadológicos. Trabalhar com sistemas integrados capacita a mão-de-obra, pois exige uma qualificação maior da mão-de-obra".

"Nos sistemas integrados normalmente são utilizados mais investimentos, trabalha-se com carne, com soja, com milho, com floresta, então existe um aporte de capital bem maior para isso e exige uma competência maior de gestão. Esse sistema é sustentável principalmente para o meio ambiente, pois quando eu planto só soja sobre soja, cai a matéria orgânica do solo e eu não tenho cobertura para plantio direto. Quando eu realizo a integração com a pecuária e com as pastagens, eu vou cobrir o solo, vou fazer um plantio direto, vai reter mais água, vai sequestrar mais carbono e vai ter menor emissão de gases de efeito estufa".

"Quando eu coloco a floresta, vai dar sombra para o boi (bem-estar animal). O sistema agrosilvopastorial é positivo, é uma atividade que produz alimento com zero de emissão de efeitos poluentes e apresenta créditos. Hoje, floresta com grãos e com carne, tem créditos de carbono, tem crédito de metano e em curto prazo, esse produto precisa ser valorizado. Queremos agora que o bom produtor, que o bom sistema, seja aplaudido, seja premiado e valorizado".

"Temos vários projetos a mais de 20 anos com integração lavoura-pecuária e nos últimos anos entramos também com o sistema de florestas. Nós temos hoje um projeto chamado Integração-Lavoura-Pecuária coordenado por Brasília, que integra 34 centros da Embrapa e 08 regiões do Brasil. São ações de validação e transferência de tecnologias, e ações de pesquisa, para coletar mais dados do sistema e municiar os produtores e os ecologistas dizendo que há um sistema hoje no qual o produtor pode produzir com alta qualidade, alta quantidade e sem poluir, e ainda sim melhorar o meio ambiente".



Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Henrico Dinapolli

Santa Maria - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 10/12/2010

Parabéns para o Sr. Armindo pela exposição dos fatos. Realmente a ILP é uma opção para a agropecuária nacional.

Jonas Rodrigues

Dourado - Mato Grosso do Sul - Trader
postado em 16/12/2010

Armindo falou tudo! Sustentabilidade é a coqueluche do momento.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade