Destaques da entrevista
"Quem trabalha na ovinocultura já há algum tempo está feliz demais. Por quê? Porque hoje o mercado está extremamente comprador. Essa Feinco 2011 é uma divisora de águas, pois o produtor que hoje quer trabalhar com carne não tem mais preocupação de "para quem vender". Hoje há vários compradores, o preço está em alta e atividade já se consolidou como uma atividade do presente".
"Hoje, aquele produtor que tem condições de investir na ovinocultura não deve perder a oportunidade, a hora é essa, o mercado é comprador, o déficit de produtos é grande no Brasil e o déficit de matrizes é grande também. Se você tem vontade de aumentar o seu rebanho, aumente, pois hoje é a hora".
"Antes o gargalo da ovinocultura era a desova, a venda dos produtos, hoje isso acabou. Gargalos tem em qualquer tipo de produção e o principal é mão-de-obra especializada, gente que gosta de mexer com essa produção. O produtor muitas vezes tem dinheiro, não entende do produto que está trabalhando e que entrar na atividade e deixa na mão de qualquer um achando que o produto por si só se desenvolve. Não é assim. Primeira coisa: você gosta de trabalhar com isso? Se sim, ótimo, meio caminho andado. Segunda coisa: você quer trabalhar com isso? Outro caminho andado e por ai vai".
"Na ovinocultura você precisa de uma atenção diária, um profissional que goste de trabalhar com isso para que você possa desenvolver a atividade. Esta, é rentável. Quem entrar agora na atividade vai estar se consolidando no mercado".
"Eu vi uma diferença muito grande na Feinco este ano. Quando cheguei eu fiquei impressionado, achei que a feira tinha diminuído. Com o passar dos dias percebi que a Feinco diminuiu como show, mas enquanto entidade ou evento estimulador e fomentador da ovinocultura melhorou demais. Hoje, a ovinocultura está muito mais desenvolvida, principalmente na carne, que é o grande objetivo do negócio".
Vídeo da entrevista
Equipe FarmPoint
Wilson Marajó Fernandes
Uberaba - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 10/04/2011
Walter Júnior,
Com a reportagem vc conseguiu apresentar a situação da ovinocultura brasileira, principalmente que a atividade tem rentabilidade. Parabéns pela entrevista simples, claro e objetiva para nossos produtores.
Wilson Marajó