História
A ACOPI é uma entidade idônea, que iniciou suas atividades em janeiro de 2005, a partir de um trabalho embrionário com o PCR - Programa de Capacitação Rural, do SEBRAE, o qual tem por objetivo desenvolver o pequeno e médio produtor rural, bem como despertar o espírito empreendedor do empresário rural.
Na busca pela excelência na produção de ovinos e caprinos, o grupo se reúne semanalmente, e com apoio de entidades como o SEBRAE e SENAR se mantêm em constante reciclagem, fazendo uso de diversas ferramentas de capacitação, entre as quais podem ser citadas as Clínicas Tecnológicas, Programa "Capacitação na Ovinocultura", Programa "Empresário Rural", cuja intenção é auxiliar os empreendedores na solução de problemas técnicos e tecnológicos dos seus negócios.
Em meados de 2006, o grupo então com vinte e um associados passou a atuar como uma entidade formalizada, adotando oficialmente o nome ACOPI - Associação de Caprino-ovinocultores da Região de Piracicaba e o pontapé inicial, para a afirmação da marca da associação no mercado, foi a sua inserção como um projeto na GEOR - Gestão Estratégica Orientada para Resultado, o qual contempla um plano estratégico de metas no período de 2006 a 2008 para o crescimento da entidade na região de Piracicaba. Estes objetivos foram alcançados com um ano de antecedência, final de 2007, o que propiciou um novo projeto, totalmente realinhado, com metas ambiciosas para o período de 2008 a 2010, entre elas a realização da Feira "Piracicaba Show", realizada anualmente no mês de fevereiro, Projeto "Cordeiro Acopi", que consiste em colocar no mercado, carne de cordeiro da mais alta qualidade.
FarmPoint - Quais as vantagens e a importância da união dos produtores na comercialização de produtos e/ou animais e na compra de insumos?
Sempre e em toda negociação quanto maior o volume , maior será o poder de barganha, sendo assim, a união de pequenos produtores se torna interessante, observando que as necessidades sejam próximas. Exemplo da ACOPI: insumos - ração de engorda: a associação buscou parceria para desenvolvimento do produto e concentra as compras. O resultado aparece na redução dos custos, pois esta ração é adquirida com desconto em função do volume comprado.
FarmPoint - Quais as dificuldades encontradas hoje pela associação?
A maior dificuldade encontrada é justamente fazer com que os produtores deixem as atitudes individualistas e pratiquem ações em conjunto. Essas ações são em todas esferas de uma associação. Nas compras, nas vendas, administração, busca de alternativas, e assim por diante. Trata-se de uma associação, cada um é um pouco responsável.
FarmPoint - O que vocês tem feito para fortalecer a atividade?
O fortalecimento da atividade é uma busca constante, estamos nos organizando a cinco anos e constantemente reavaliamos nossos objetivos. Assim traçamos ações adequadas para alcança-lo. O principal sem dúvida é oferecer um produto de alta qualidade. Sempre a qualidade em primeiro lugar
FarmPoint - Quais os serviços que a associação oferece a seus associados?
A ACOPI desde a sua fundação tem buscado atender as necessidades dos seus associados com palestras, cursos e ações que integrem o produtor não só na atividade da ovinocaprinocultura que é o objetivo principal, mas trazemos informações que são importantes para propriedades rurais. Todas ações são desenvolvidas de acordo com a necessidade do grupo.
FarmPoint - Qual é o principal objetivo da ACOPI?
O principal objetivo da ACOPI é promover o crescimento organizado dos criadores de caprinos e ovinos associados por meio da união do grupo, do aprimoramento técnico, administrativo e do conhecimento do mercado, visando proporcionar o aumento da produtividade e sucesso do empreendimento.
Figura 1 e 2 - Construção do confinamento da ACOPI.
As informações foram concedidas pelos membros da ACOPI: presidente Fernando Benato, diretor vice presidente Jaime José Grisotto, diretor de mercado Paulo Araripe e pelo diretor técnico Francisco Carlos Wenzel Sabino
Equipe FarmPoint
João Lopes
Piracicaba - São Paulo - Estudante
postado em 27/01/2015
Alguém poderia me informar se essa Associação ainda existe? Sou um pequeno ovinocultor da região de Piracicaba, e isso me interessa.