Figura 1 - Walter Rogério Diesel.
FarmPoint - Qual é a história do Cordeiro Real e o principal objetivo?
Walter - "A cadeia da carne ovina é bastante desarticulada, e historicamente sempre foi ao meu ver no Brasil. Mesmo quando a lã era o principal produto, e a carne secundário, há 30 anos, não tinhamos muitos atores representativos no setor.
Começamos a Cordeiro Real aqui também por causa da falta de oportunidades de mercado. Produziamos cordeiro de excelente qualidade, e na hora de vender havia um comprador oficial em 2003 e 2004. Ele punha o preço que queria, não eram profissionais do setor, mas sim estavam aproveitando a oportunidade do momento. Mas era uma opção. Em 2007 nem esse comprador mais existia, e daí foi um caos, pois somente havia o mercado clandestino. Houve uma debandada geral na ovinocultura de Goiás.
Então 3 produtores se reuniram (eu e mais dois). Eu pesquiso o mercado da carne desde 1995, quando fiz meu mestrado em economia rural, e meus sócios são muito esforçados também. Utilizamos nossos esforços pessoais e habilidade e começamos a operar com a Cordeiro Real em set/2009. Buscamos escoar nossa produção, e mostrar para o consumidor que somos capazes de oferecer um produto de excelente qualidade. Mas desse tipo de produto o mercado está muito carente, e aceitou bem o que produzimos. Isso está sendo um problema, pois a nossa produção não é suficiente, e não estamos conseguindo fazer com que outros produtores criem cordeiros de qualidade semelhante aos nossos. Agora estamos nesse dilema, atender somente nossa loja com a nossa própria carne, ou ampliar. Para crescer tem que ter oferta de animais, mas nos preços atuais há pouca aceitação, pois o mercado é muito restrito".
FarmPoint - Aonde os cordeiros comercializados pelo Cordeiro Real são abatidos? Como vocês fazem para manter a padronização?
Walter - "Nós precisamos iniciar o negócio terceirizando o abate e o processamento. Para termos indústria própria a oferta de animais teria que se multiplicar várias vezes. Em baixa escala uma indústria própria não seria viável economicamente. Então temos uma pessoa que acompanha os abates e o processamento, buscando orientar e manter a padronização na indústria. Quanto aos rebanhos, estamos aperfeiçoando cada vez mais, buscando um perfil genético que nos garanta mais produtividade (número de cordeiros por parto), mas evitando intruduzir raças que não tenham rendimento de carcaça superior a 45% e um sabor superior".
Figura 2 e 3 - Abate Cordeiro Real e câmara fria.
FarmPoint - Onde e como os produtos do Cordeiro Real são comercializados?
Walter - "Temos nossa própria loja, e também distribuimos em empórios, supermercados mais exigentes, e restaurantes, em todo o Estado de Goiás".
Figura 4 - Loja da Cordeiro Real.
FarmPoint - Você acredita que a criação de marcas fortes de carne ovina no Brasil pode contribuir para uma maior fidelização e credibilidade dos consumidores?
Walter - "Eu acho que a marca é uma consequência da nossa persistência e da nossa obsessão por qualidade. Tudo pode acontecer com o tempo, depende de como focamos nosso negócio. Mas acredito sem dúvida que essa seria a melhor maneira de conquistar o consumidor, quando ele é esclarecido a respeito do produto que ele está comprando, e quando a empresa não trai seu cliente oferecendo produtos cuja qualidade não se sustenta todos os dias".
Figura 5 e 6 - Veículo personalizado da Cordeiro Real e carré de cordeiro embalado.
FarmPoint - Como está a demanda por carne ovina em Goiás?
Walter - "É crescente, mas pode aumentar muito mais, desde que os preços caiam, e hajam mais parcerias entre os elos da cadeia, a fim de que o progresso do setor ocorra ao longo de todos os seus segmentos".
FarmPoint - O que você espera do mercado ovino para os próximos anos?
Walter - "Eu acho que irá crescer muito. Mas sou realista quanto aos preços. Eles vão caminhar no sentido oposto da qualidade. Teremos que tornar a carne de cordeiro ascessível para as classes sociais de menor renda. Para isso temos que buscar mais eficiência em todos os segmentos da produção da carne, começando principalmente com as fazendas".
Você conhece outras marcas de carne ovina? Participe entrando em contato pelo box abaixo:
Equipe FarmPoint
eldar rodrigues alves
Curitiba - Paraná - governo
postado em 21/01/2011
Parabéns pela CORDEIRO REAL! São iniciativas como essa que, servindo qualidade, elevarão a ovinocultura aos patamares desejaveis!
sem mais
Eldar Alves
www.cabanhakingsize.com.br
OVINOS POLL DORSET