A proposta da Caprilat consiste em ampliar a variedade de produtos e aperfeiçoar os padrões de qualidade da matéria prima. Desde a produção do leite até a distribuição e comercialização dos produtos, a Caprilat este presente para fornecer produtos qualidade.
1 - FarmPoint: Como você avalia o ano de 2009? Os principais pontos positivos e negativos para o setor de leite caprino.
Paulo Cordeiro: Como principal ponto positivo, foi não ter havido nenhuma retração no mercado consumidor de leite de cabra, e para nossa empresa, foi o ano da reintrodução da linha de queijos com leite de cabra com a marca Caprilat. Enfim, foi um ano de crescimento, talvez não em volume de vendas dos produtos tradicionais, mas, a abertura de novos mercados para derivados do leite de cabra fez com que o setor crescesse.
2 - FarmPoint: Qual o maior desafio para o setor de caprinos de leite hoje?
Paulo Cordeiro: Sempre tem sido o mercado. Se não trabalharmos a venda, não há como se pensar na produção de leite e industrialização. Deve haver ações da cadeia produtiva, associações de produtores e órgãos do governo com o objetivo de divulgar os benefícios do leite de cabra, não apenas de forma terapêutica, mais sim de uma maneira mais abrangente. Os produtores devem investir mais em marketing e divulgação.
3 - FarmPoint: Como você faz a comercialização dos seus produtos e abrangem quais estados brasileiros?
Paulo Cordeiro: Trabalhamos com a linha de produtos em pó (lata de 400 g e caixas de 200g) que é mais fácil e com custo menor de distribuição em todo o país. Com a linha de produtos Caprilat UHT (leite de cabra integral e leite de cabra desnatado), atendemos a grande maioria de estados, excluindo alguns da região Norte devido a dificuldade de entrega. A comercialização dos queijos vem sendo feita no Rio de Janeiro, logo após São Paulo e depois devemos aumentar para algumas capitas neste inverno.
4 - FarmPoint: Qual você acredita que seja o 1º passo para estruturar a cadeia e fazer com que ela deslanche no mercado?
Paulo Cordeiro: Sem dúvida alguma o que fará aumentar ainda mais a produção de leite, é a segurança dos produtores em acreditar que haverá comercialização dos seus produtos.
5 - FarmPoint: O que você recomenda para quem está começando uma produção de caprinos leiteiros hoje?
Paulo Cordeiro: Sempre sugiro que visite outros criadores, inicialmente de sua região e depois alguns com atividade semelhante a que pretende explorar (produção de leite, produção de algum derivado, produção de animais de elite, ou mesmo tudo isso). Com a troca de experiência que todos os criadores fazem questão de sempre explicar e demonstrar Não devemos esquecer que sem o apoio técnico do médico veterinário, do engenheiro agrônomo e do zootecnista, a tarefa sempre fica muito mais complicada, e talvez inviável. Procure o apoio do técnico antes da construção, localização, enfim, faça um projeto para a atividade, lembrando que pode ser lucrativa se bem feita.
Produtos da marca Caprilat
Figura 1 e 2: Leite de cabra UTH integral e leite de cabra UHT light.
Figura 3 e 4: Lata de leite de cabra em pó de 400g e caixa de leite de cabra em pó de 200g.
Figura 5 e 6: Queijo Gran caprino e queijo caprino Esférico.
Produtos da marca Caprilat
Eros Martins
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Produção de caprinos de leite
postado em 30/03/2010
Interessante entrevista. A Caprilat hoje é uma das marcas que mais divulgam o leite de cabra no país. Seus produtos são encontrados em diversos estabelecimentos e têm ótima aceitação. Parabéns pelo trabalho Paulo. É de pessoas como você que o setor precisa. Abraço grande.