A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S.A. (Emepa) é uma Empresa Pública vinculada a Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Paraíba e integrante do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
Foi fundada em João Pessoa/PB, com a missão de gerar, adaptar e transferir conhecimentos e tecnologias, visando o desenvolvimento sustentável do negócio agrícola do Estado da Paraíba.
Os principais objetivos da Emepa é promover, planejar, estimular, supervisionar, coordenar e executar atividades de pesquisa e experimentação no Estado da Paraíba, com o objetivo de produzir conhecimentos capazes de viabilizar a execução de planos de desenvolvimento agropecuário do Estado, além de colaborar na formação, orientação e coordenação da política do setor agrícola, bem como programar e desenvolver pesquisas, diretamente ou em cooperação com instituições próprias compreendidas na área de atuação da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Abastecimento da Paraíba.
No Brasil, atualmente é considerada como um centro de referência no domínio das tecnologias sustentáveis para a ovinocaprinocultura, algumas frutíferas tropicais, cultura do inhame, dentre outros produtos, registrando sua experiência técnico-científica no contexto da agropecuária brasileira.
Figura 1 e 2 - Sigismundo G. Souto Maior Júnior e Estação Experimental de Veludo, pertencente a Emepa
.
FarmPoint: Fale sobre o trabalho da Emepa no desenvolvimento da ovinocultura no estado da Paraíba.
Estatal, a Emepa PB tem a sua direção principal na Paraíba. A empresa, busca o desenvolvimento da ovinocultura com novas e modernas técnicas difundidas aos produtores de ovinos, pois possui um padrão zootécnico de ótima qualidade no Estado e porque não dizer no Brasil. Com a característica de fácil adaptação a ecossistemas adversos, os ovinos são animais que se adaptaram às duras condições do semiárido nordestino, com ênfase no período de seca.
A Paraíba é uma região árida e com pouca água, tendo vocação para pecuária destes animais. A diretoria recentemente empossada da Emepa tem vários planos audazes do que diz respeito à capacitação do produtor, no intuito de desenvolver toda a cadeia produtiva, desde a criação de excelentes animais, gestão de negócios até a produção dos derivados e, enfim, atingir os mercados.
FarmPoint: Como esta hoje o mercado de ovinos e caprinos na PB? (crescimento, perspectivas, projetos, pesquisas, etc).
O mercado ovino e caprino está em alta, o crescimento também, perspectivas vem aumentando numa rapidez enorme e os projetos e as pesquisas estão a todo vapor.
FarmPoint: Há frigoríficos suficientes no estado para abater a produção de ovinos e caprinos?
Não há frigoríficos suficientes no nosso estado.
FarmPoint: Quais as maiores dificuldades encontradas hoje pelos produtores de ovinos e caprinos na PB?
Os cortes praticados no orçamento e os atrasos na liberação dos recursos são os principais fatores que interferem no alcance das metas físicas dos produtores. A liberação dos recursos talvez seja o principal fator limitante, uma vez que os valores orçados não têm sido liberados de acordo com a quantidade e os cronogramas aprovados. O repasse de recursos deveria contemplar plenamente os orçamentos e prazos aprovados para que fossem executados em sua plenitude.
FarmPoint: Como esta sendo a procura por produtos oriundos de ovinos e caprinos na PB?
Ótima em todos os seus segmentos.
FarmPoint: Quais são os planejamentos da Emepa para 2010?
Embriões serão alvo de pesquisas. Espera-se que o resultado final seja o elevado padrão dos animais que serão repassados para criadores paraibanos através da Emepa. O Governo da Paraíba começa a concretizar a meta de recuperar os rebanhos de caprinos e ovinos e ampliar o banco genético com quatro raças específicas para a produção de leite e de carne.
Com o regresso da comissão de pesquisadores da África do Sul, onde visitaram 10 fazendas e percorreram nove mil quilômetros, a estratégia da Emepa engloba a importação de dois mil embriões, em duas remessas, já no primeiro semestre e, no final de 2010 e esperamos já contemplar os criadores com os produtos das pesquisas.
Como parte do processo de retomada do crescimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, já existem dois projetos de repasses de recursos aprovados, sendo um do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outro do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que garantem à importação de dois mil embriões, sendo animais destinados a produção de carne e leite.
Estão sendo importados embriões especificamente para melhorar o rebanho leiteiro, de excelente qualidade, das raças caprinas de corte Boer, Savana e de leite Alpina Britânica e Saanen. Além de ovinos das raças Dorper e Damara. Foram inspecionados mais de dois mil e 500 animais, e a partir daí selecionados o banco de dados com 780 doadoras e 32 reprodutores de alto valor genético, animais que nunca tinham sido disponibilizados para o Brasil.
Como parte do programa de recuperação da ovinocaprinocultura, o governo quer estimular a instalação de dois frigoríficos, com a participação do Sebrae/PB, mas ainda está precisando de uma definição de sua gestão administrativa. A decisão é que, com o incremento deste programa, seja possível ter suporte para atender a demanda dos frigoríficos e no fornecimento de leite, já que existe uma proposta de que o governo adquira 30 mil litros de leite de cabra por dia.
Figura 3 e 4 - Caprinos da raça Boer e ovinos da raça Suffolk na África do Sul.
Equipe FarmPoint
Quirino de Freitas
Fernandópolis - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 08/05/2010
Ótimo! A PB continua sendo exemplo com seus projetos e com pesquisas.. parabéns Emepa!