Para diminuir a estacionalidade na produção de leite, são realizados quatro períodos reprodutivos ao longo do ano. Assim, têm-se dois lotes de ovelhas em lactação, um no início e outro no final deste período. Dessa forma, consegue-se manter constante a produção e diminuir as variações nos teores de gordura e proteínas no leite ao longo da lactação.
Confira a entrevista realizada com o diretor da Casa da Ovelha, Tárcio Michelon.
1 - Fale sobre a história da Casa da Ovelha
A Casa da Ovelha iniciou as atividades em 1999 e é o segundo laticínio a obter SIF no Brasil para beneficiar o leite de ovelha. Estamos localizados em Bento Gonçalves - Serra Gaúcha e inseridos no roteiro turístico Caminhos de Pedra. Estamos beneficiando aproximadamente 100 mil litros de leite de ovelha por ano (produção própria e mais 3 produtores), e tudo é transformado em iogurtes, queijos muito especiais, doce de leite, molhos, etc. Contamos com uma linha de aproximadamente 30 produtos. Veja em nossa loja virtual www.casadaovelha.com.br
2 - Fale sobre as propriedades do leite ovino (nutrientes, minerais, etc) e de seu aproveitamento para a elaboração de produtos (queijos, iogurtes, cosméticos, etc)
Considero o leite ovino o melhor dos leites para industrialização de produtos especiais para a alta gastronomia e para uma alimentação super saudável. Estamos falando de 75% mais cálcio, o dobro de proteínas (essas são de alta digestibilidade), gordura saudável (aumenta o bom colesterol e baixa o ruim), e assim por diante. Poderíamos falar horas sobre as qualidades. Meu filho toma leite de ovelha desde o 3º dia de vida (em complemento ao leite materno), e está tendo um desenvolvimento e saúde incríveis. Sempre com acompanhamento médico, claro. Estamos lançando em poucos dias uma linha completa de produtos zero lactose, já que os intolerantes não possuem muitas opções no mercado.
3 - Qual é o maior desafio para cadeia de ovinos leiteiros hoje?
Introduzir um novo habito alimentar no Brasil. O consumo de leite ovino e derivados na Europa e Oriente Médio tem mais de 2.000 anos, mas no Brasil tem pouco mais de 10 anos, dá para imaginar o trabalho que precisa ser feito!
Precisamos (o mundo todo) de materiais científicos que comprovem e confirmem as conhecidas e incríveis qualidades desse leite. Por ser um leite com custo alto, não cresceu em produção e consumo como aconteceu com o leite de vaca nos últimos séculos e faltam trabalhos científicos também.
4 - Como você comercializa os seus produtos?
Atuamos em quase todas as formas de comercializações: atacado, supermercados, hipermercados, pequenos estabelecimentos, varejo, lojas próprias, loja virtual (esta crescendo). Entregamos em todo o Brasil em 24 ou 48 horas via transporte aéreo.
5 - A procura pelos produtos é grande?
É bom o numero de pessoas físicas e jurídicas que procuram produtos diferenciados em todos os ramos de negócios, e não é diferente do nosso, mas não temos grandes pedidos, ou seja, nossa empresa sobrevive de muitos pequenos pedidos. É grande o esforço em divulgar a existência de nossos produtos e suas qualidades.
6 - O que você recomenda para quem está começando produzir ovinos leiteiros hoje?
Este é um assunto delicado, porque quem procura investimento com retorno rápido e pouca dedicação pessoal e trabalho não devem nem começar a pesquisar sobre o assunto. Já completamos 10 anos de empresa e muitos foram os prejuízos e investimentos, agora atingimos o lucro, mas não pense que é grande.
Não comece nada sem estudar muito o assunto. Nós percorremos 6 mil km nos vários países europeus para conhecer esse mundo do leite de ovelha antes de começar. Pense nisso!
Alguns produtos da Casa da Ovelha
Figura 1 - Casa da ovelha
Figura 2 e 3 - Rebanho de ovelhas da raça Lacaune da Casa da Ovelha e fábrica de laticínios.
Figura 4 e 5 - Iogurte light de leite de ovelha com geléia de amora e iogurte light de leite de ovelha com geléia de ameixa.
Figura 6 e 7 - Queijo tipo Pecorino Toscano maturado por 270 dias e queijo tipo Pecorino Toscano maturado por 180 dias.
Figura 8 e 9 - Doce de leite de ovelha light e ambrosia feita com leite ovino.
Figura 10 e 11 - Queijo tipo árabe Shanklish e queijo tipo árabe Shanklish com pimenta.
Figura 12 e 13 - Creme facial e protetor labial feitos com leite de ovelha;
Assista também o vídeo institucional da Casa da Ovelha
Henrico Dinapolli
Santa Maria - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 14/04/2010
Tárcio, bom dia. A Casa de Ovelha esta de parabéns! Já ouvi falar muito sobre ela aqui no RS e em breve farei o meu pedido! Os produtos que vocês oferecem são maravilhosos.