O mercado para a Zootecnia tem se expandido em todas as regiões brasileiras, no norte e centro-oeste ocorre grande expansão, pois são fronteiras agrícolas e o agronegócio predomina economicamente, nas regiões sul e sudeste tem crescido a necessidade de profissionais com especialização ou pós-graduação, porque são regiões com maior concorrência.
O Zootecnista pode atuar nos setores de nutrição e alimentação animal, melhoramento genético, criação de animais de diferentes espécies, sistemas de produção de rebanhos para utilização na indústria alimentícia, nos setores que envolvem biotecnologias, no planejamento e administração de empresas voltadas para o agronegócio, na preservação de espécies silvestres, entre outras. Para exercer a função de Zootecnista, é necessário o diploma do curso superior em Zootecnia, sendo a profissão fiscalizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, onde o Zootecnista deve registrar-se.
A profissão foi regulamentada em 4 de dezembro de 1968 pela lei federal nº 5.550, mas segundo esta lei, podem exercer a Zootecnia o graduado em Medicina Veterinária ou Agronomia, conforme transcrito no Art. 2º. Não defendo a opinião de legislação protecionista para profissões, mas desde que o critério seja usado para todas as profissões, sou a favor da liberdade de atuação em função da capacidade e competência de cada profissional.
Como temos observado, a Zootecnia vem crescendo a cada ano e muitos profissionais vêm se destacando no mercado de trabalho, mostrando que a tão falada profissão do futuro, passa a ser a profissão do presente, em função da grande expansão do setor agropecuário e dos resultados técnicos, econômicos e financeiros das empresas voltadas para o agronegócio, que possuem forte atuação de Zootecnistas.
Portanto, podemos considerar que a profissão de Zootecnista já se encontra fundamentada e consolidada, mas ainda falta uma legislação específica e um conselho próprio em defesa dessa classe, uma vez que existe para as demais. Se observarmos o site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), não encontramos o histórico da profissão, nem mesmo o significado do símbolo, estes detalhes nos fazem perceber que embora participemos de um mesmo conselho, e colaboramos com as mesmas anuidades, as profissões são tratadas de maneira distintas.
Finalizando, gostaria de parabenizar todos os Zootecnistas pelo nosso dia e solicitar o empenho da classe para que o projeto de lei PL 2824/08, que está tramitando no Congresso Nacional, seja aprovado e venha nos permitir direitos exclusivos de atuação, como fornecidos a Médicos Veterinários e Agrônomos, uma vez que a lei 5.550/68, quando foi aprovada, permitiu temporariamente que Agrônomos e Veterinários exercessem as funções de Zootecnistas, até que houvesse número suficiente de profissionais Zootecnistas, e até hoje a lei não foi corrigida.
armando menezes aguiar
Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Varejo
postado em 13/05/2010
Com certeza temos que lutar no congresso nacional para que o projeto de lei 2824/08 seja aprovado o mais rapido possivel,não se trata de medida protecionista e sim de JUSTIÇA par esta classe.
att:
Armando Mnrzes Aguiar
zootecnista pós graduado pela UFRPE.