A revolução verde veio e revolucionou : temos hoje mais de 2 bilhões de toneladas de grãos. A engenharia genética, os fertilizantes, defensivos, os estimuladores de crescimento. Os processos mudaram. Do plantio tradicional para o plantio direto. E tudo isso vem cercado cada vez mais do valor e da percepção dos consumidores e dos clientes ao longo de toda cadeia do agronegócio. O café colombiano não é somente mais um café, é o puro das montanhas, do camponês Juan Valdez.
Mais de 1 bilhão de dólares investidos na visibilidade e percepção dos consumidores com ações publicitárias inteligentes. O Café do cerrado, marca Santos já foi bebido por mim mesmo num restaurante italiano em Roma por 16 euros ( e com muito orgulho competitivo - o primeiro, o mais caro do "menu"). A agricultura orgânica e bio dinâmica (do filósofo alemão Rudolf Steiner), cresce a níveis de 20/30% ao ano. O Brasil é o terceiro maior do mundo nesta segmentação. A agricultura certificada veio para colocar a produção das " commodities " numa nova lógica consumidora : a origem das matérias primas faz a diferença.
O agronegócio mudou: agronegócio sem marketing, com certeza; não é bom negócio.
Estamos todos nos negócios das percepções versus as realidades. Marketing é a síntese.
Rafael Baggio - Médico Veterinário
Curitiba - Paraná - Produção de ovinos de corte
postado em 31/07/2009
Prezado Jose,
Parabéns pela matéria, excelente. Você foi direto, objetivo e prático.
Faço meus votos que continue publicando nesse site.
Grato