Com a escrituração zootécnica rotineira é possível gerar relatórios que comprovam o desempenho dos animais, auxiliando portanto, na escolha dos melhores animais de um rebanho. A escolha de animais tomando-se com base apenas seus caracteres morfológicos não é suficiente e dessa forma incorrer em escolhas erradas pois, às vezes o que é perfeito por fora não é bom por dentro ou vice-versa.
Para melhor ilustrar essa questão podemos representar o desempenho de um animal pela equação clássica do melhoramento em que P = G + E, indicando que o animal é o resultado do seu genótipo e das condições ambientais a que está submetido (manejo alimentar, sanitário e reprodutivo bem como condições climáticas). Assim, os caracteres morfológicos isolados não são um bom indicador da capacidade produtiva de um animal, pois as correlações entre características de tipo e produção são geralmente baixas. Para uma avaliação segura e escolha acertada dos animais mais produtivos, deve-se ter escrituração zootécnica sistemática e confiável e nela registradas todos os dados produtivos de todos os animais.
A escrituração zootécnica é pois uma técnica simples de anotação dos dados referentes às criações, tais como: identificação do animal, nome e número do pai e da mãe, data de nascimento, sexo, dados de produção (carne, leite, pele, lã), data da cobertura, manejo sanitário, alimentar e reprodutivo adotados. As informações constantes numa ficha de escrituração zootécnica auxiliam na tomada de decisões que vão desde mudanças nas práticas de manejo geral adotado que por ventura não estejam funcionando a contento, até medidas mais complexas como é a escolha dos animais para melhoramento genético das características de interesse. Além disso, auxilia também no controle dos custos de produção e com isso, podendo-se prever os lucros.
A escrituração zootécnica pode ser feita utilizando-se desde fichas simples na forma de uma tabela em folhas de papel, planilhas eletrônicas do tipo Excel até programas de computador que já existem no mercado, próprios para esta finalidade.
Um trabalho de escrituração zootécnica pioneiro na região de Imperatriz, MA, está sendo desenvolvido pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP). A professora. Neila Lidiany Ribeiro diz que "a escrituração zootécnica tem tido um enfoque forte nas suas aulas de caprino-ovinocultura e Melhoramento Animal porque considera a escrituração uma ferramenta importante para melhoria e tecnificação das criações de caprinos e ovinos na região. Com base na nossa experiência de sala e em função da demanda dos criadores da região estruturamos um projeto de extensão com a finalidade de levar informações aos produtores sobre a importância e uso da escrituração bem como assistência continuada aos criadores para a implantação e consolidação do controle zootécnico nas suas propriedades".
Segundo a professora, das 50 propriedades assistidas até o momento apenas duas possuem escrituração zootécnica, as demais nem conheciam o significado da escrituração. Ela afirma que depois de um mês de trabalho já tem controle implantado em nove propriedades e pretende atingir todas as propriedades. Para atingir esses objetivos são oferecidos cursos sistemáticos sobre escrituração zootécnica para alunos e produtores. Os cursos constam de aulas teóricas e práticas nas quais é feito demonstração de escrituração em fichas manuais e eletrônicas bem como demonstração de programas de gerenciamento zootécnico existentes no mercado.
Capataz Assessoria Rural
Brasília - Distrito Federal - Softwares Rural
postado em 11/06/2008
Parabéns professora Neila Lidiany Ribeiro.
É de iniciativa dessa natureza e de profissionais do seu quilate é que a pecuária brasileira precisa.
Estamos percebendo um movimento dos pecuaristas brasileiros no sentido de gerir seus criatórios de maneira empresarial, mesmo porque se assim não for, é grande a probabilidade de terem que procurar outro hobby. Criar boi, carneiro e cabrito deixou de ser diversão; Virou um negoção.
Com a popularização da informática, o computador está chegando ao meio rural, o que em muito contribuirá para que se realize, efetivamente, a Escrituração Zootécnica. Anotar e anotar dados e mais dados em fichas, além de trabalhoso e cansativo, não produz a maioria das informações que o criador precisa. Por outro lado, os softwares específicos em EZ, além de armazenarem uma infinidade de dados, geram, num piscar de olhos, relatórios, planilhas e gráficos com informações variadas e úteis que auxiliarão o criador a tomar a melhor decisão na gestão de seu negócio.
Conte conosco. Creio que podemos ajudá-la em seu projeto.