Qualquer setor que estivesse sofrendo os abusos que o setor rural brasileiro vem sofrendo já teria se revoltado. Os estudantes já estariam nas ruas a muito tempo, os trabalhadores sindicalizados das capitais já estariam nas ruas a muito tempo, o MST já estaria na rua a muito tempo. O MST é um movimento criminoso, mas que foi apoiado pela opinião pública porque foi capaz de escancarar para a sociedade o problema que os afligia. Por mais errados e criminosos que eles sejam, eles são muito mais politizados do que vocês produtores. Vocês não cometem nenhum crime e a sociedade precisa saber disso.
Vocês não podem ficar parados achando que agricultura é importante demais para ser destruída pelo governo. Ela é, mas o governo só vai descobrir isso depois que todos vocês tiverem presos, expulsos de suas terras ou gastando o seu dinheiro para fazer um bonito jardim para o mundo. Saiam de cima da maldita cadeira onde vocês estão sentados.
Liguem agora para o presidente do seu sindicado rural. Exijam que os presidentes dos sindicados acionem a federação do seu estado e façam a pressão chegar à Brasília pela Confederação que os une. Liguem, mas não apenas reclamem das leis, se disponham a botar suas colheitadeiras nas ruas, a derramar parte das suas colheitas numa BR qualquer, a atravessar seus tratores nas estradas ou a levá-los novamente até Brasília, fechem 20% do movimento do Eixão de Brasília ou das Marginais do Tietê e expliquem aos cidadãos urbanos engarrafados que é isso o que vocês estão sofrendo, se disponham a soltar uma carreta de boi na Praça da Sé para os cidadãos urbanos aprenderem que bife não dá na gôndola do supermercado e aprenderem como é difícil lhe dar com eles vivos.
Está na hora do setor rural parar de ceder espaço aos ambientalistas. Vocês são os verdadeiros ambientalistas desse país. A produção rural do Brasil é do interesse da sociedade. A sociedade brasileira precisa e quer produção agrícola e são vocês produtores que têm que mostrar isso a ela. São vocês quem têm que mostrar à sociedade que agricultura não é inimiga do meio ambiente. Vocês têm força, vocês têm representatividade, vocês têm dinheiro, mexam-se.
Veja quem é o Presidente da Federação da Agricultura do seu Estado:
http://www.canaldoprodutor.com.br/federações
Guilherme de Menezes Machado
Belo Horizonte - Minas Gerais - Trader
postado em 10/12/2009
Amém nós todos.
Apesar de eu achar que o governo federal já está começando a atentar para os problemas da cafeicultura, acho que sem o movimento SOS cafeicultura, do qual eu tenho orgulho de falar que participei, a coisa seria totalmente diferente. Foi uma manifestação pacífica, organizada e com objetivos bem definidos. Não é quebrar tudo igual o povo do mst, aquilo é ignorância, mas demonstrar que a coisa não está legal e que a gente está disposto a se organizar e batalhar.
Foi muito legal ver gente de muitas cidades na praça de Vga, gente que chega em cima de trator, com o jeans surrado, camisa xadrez, bota suja e boné de cooperativa - o retrato que o Brasil é formado por pequenos produtores que estão sofrendo por não terem condições financeiras de aguentar mais tempo - ao som de música sertaneja debaixo do sol forte daquela manhã de março, e que deu uma lição de bom comportamento e civilidade ao manifestar. Serve de exemplo à maioria das manifestações que acontecem em BH e outras capitais. Afinal de contas, nós é jeca, mas é jóia!
Abração!