Atua em 50 municípios do semi-árido baiano, distribuído em 6 pólos, beneficiando mais de 34 mil caprinovicultores. Desde 2003, quando foi criado, até junho deste ano, o programa já implantou mais de 380 sistemas de abastecimentos d'água e poços, construiu e recuperou - no total de 62 barragens - e 10.771 mil cisternas.
As ações do programa surgem para alavancar o desenvolvimento econômico oferecendo assistência técnica, infra-estrutura hídrica, melhoramento genético, nutrição e sanidade animal. Para ajudar na formação ou complementação do desenvolvimento social, o Cabra Forte funciona como facilitador, estimulando a alfabetização de jovens e adultos. Os projetos de alfabetização são parcerias com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), secretarias estaduais e municipais de educação e outros. O Cabra Forte também age no tocante das regulamentações de imóveis pertencentes ao público alvo do programa.
Os pólos de atuação do programa atualmente são: Conceição do Coité, Jaguarari, Juazeiro, Monte Santo, Paulo Afonso e Remanso. O programa promove cursos de capacitação para os veterinários, técnicos de nível médio e agentes comunitários rurais (ACR's), habilitando-os a realizar o atendimento direto ao produtor em suas propriedades.
Os ACR's são jovens capacitados pelo Cabra Forte para atuar como mobilizadores e indutores de produtores na utilização de tecnologias e gerenciamento de suas propriedades necessárias na melhoria do desempenho produtivo da ovinocaprinocultura. Nos cursos de capacitação promovidos pelo programa os ACR's aprendem técnicas de manejo reprodutivo, alimentar e sanitário.
Assistência técnica
A assistência técnica feita pelos técnicos de nível superior, médio e ACR's vêm mudando a realidade, o número de morte nos rebanhos vem decrescendo. A nutrição, outro fator extremamente importante para o programa, ganha reforço com a implantação do projeto Pulmão Verde, no município de Ponto Novo, que funciona numa área de 100 hectares para produção de feno (Tifton 85). O projeto já está funcionado, dispõe de um pivô central que faz a irrigação de toda área plantada e todo maquinário para produção de feno, desde o corte até o enfardamento (figura 1)
Figura 1. Pivô central irrigando área de tifton para produção de feno.
Devido ao clima seco do semi-árido, a equipe técnica do programa também realiza campanhas de incentivo para os produtores realizarem o trabalho de reserva alimentar estratégica. Essas medidas são adotadas para enfrentar os períodos de seca prolongada.
Na área de sanidade, o Cabra Forte investe de forma continuada na melhoria da sanidade do rebanho, reduzindo em até 50% as taxas de mortalidade, através da realização de campanhas de defesa e manejo sanitário, orientando a vermifugação dos animais.
Para viabilizar a sanidade dos caprinos e ovinos, o Sebrae, parceiro do programa, idealizou o Bode Móvel (figura 2); microônibus equipado com laboratórios, sala de aula e vídeo, nas quais são ministradas palestras temáticas que ensinam aos pequenos criadores como utilizar técnicas de manejo reprodutivas, sanitário e alimentar, além de incentivos a gestão empresarial. Ao todo, o programa tem três unidades móveis de sanidade animal que viajam pelo interior baiano, atendendo a área de abrangência do programa para fazer inspeção veterinária nos rebanhos.
Figura 2. Bode Móvel
Na área de melhoramento genético o programa vem se destacando, alcançando elevado índice zootécnico, através de técnicas modernas, inclusive inseminação artificial. São oferecidas, também, ações de manejo reprodutivo, garantindo a eficiência na produtividade da ovinocaprinocultura da região.
O Cabra Forte dispõe de um Centro de Melhoramento Genético, no município de Andorinha e em Pilar, no distrito de Jaguarari a Estação Experimental Caraíbas, administrada pela EBDA. A Estação é uma unidade de produção de caprinos e ovinos, crias, matrizes melhoradas que são destinadas à doação aos pequenos produtores que se destacam no âmbito do programa.
Como ter acesso ao programa
Para o produtor ter acesso ao programa é necessário já exercer a atividade de criação de caprinos e ovinos, pode ser posseiro ou proprietário, ter uma propriedade com área máxima de 100 hectares e estar situado num município dentro do perímetro de atuação do Cabra Forte.
Através de estudos feitos pelo IBGE e Seagri são selecionados os municípios que apresentam o maior número de rebanho de caprinos e ovinos. Em seguida são selecionadas as comunidades que tem a maior concentração de pequenos produtores, terminado este processo são cadastrados os 500 produtores em cada município.
Recursos financeiros
Os recursos destinados ao Cabra Forte são provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Entre as principais preocupações do Cabra Forte está o melhoramento do rebanho e como os produtores vinculados ao programa não dispõe de recursos para a aquisição de matrizes e reprodutores, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste financiam estas atividades.
Além do financiamento para aquisição de animais, o Pronaf também destina recursos para realizar os trabalhos na área de reserva estratégica alimentar para dar sustentabilidade a atividade no período de seca prolongada.
Carlos Henrique da Paz Portela
Recife - Pernambuco - Indústria de insumos para a produção
postado em 14/08/2006
Excelente programa, deve ser utilizado por outro Governo Estadual !!