No stand, banners mostravam características de destaques da raça, tanto em genética, como em produção de carne. Criadores trouxeram animais e participaram do 1º Leilão Feicorte Ovinos e Caprinos.
Na sexta-feira, dia 23, ocorreu, também durante a feira, a primeira eleição da diretoria da APCBoer. Desde sua estruturação, no último mês de fevereiro, a Associação vinha trabalhando com uma diretoria provisória. A eleição resultou em Egydio Bianchi como presidente, Paulo Werle como vice, Luiz Gustavo Plenter Malzone, Caio Graco Bianchi e Vicente de Paulo Miller Perricelli, Ricardo Leite Ribeiro como diretores e ainda Gilson Carlos Bargieri, José Américo Ribeiro dos Santos e Hélio Dias Santos Duarte como membros do conselho deliberativo.
Além do stand e dos animais, a Associação ofereceu, juntamente com a organização da Feicorte, o "Jantar de Degustação de Cabrito Boer". No jantar, os convidados assistiram a apresentação "Boer, o melhor amigo do boi", na qual Caio Bianchi apresentou as principais características da raça, bem como tendências e preços, buscando mostrar a criação de Boer como opção estratégica de diversificação da pecuária de corte.
"A criação do Boer não compete com a do bovino. Eles podem ser trabalhados de forma complementar em uma propriedade. Até mesmo o mercado é diferenciado, pois a carne caprina atinge um nicho específico de consumidor. Estamos aqui para mostrar isso ao pecuarista", comenta Egydio Bianchi.
Figura 1: Egydio Bianchi e Caio Bianchi apresentam a raça Boer aos convidados do "Jantar de Degustação de Cabrito Boer"
Durante o jantar, coordenado pelo mâitre Daniel Cristino, foram servidos pratos desenvolvidos com a carne caprina, preparados por três buffets, além de aperitivos e saladas guarnecidos com queijo de cabra. O jantar também visava promover o consumo dos produtos de origem caprina e mostrar possíveis receitas com esses produtos.
Figura 2: Os convidados do jantar (à direita) aguardam para degustar os pratos à base de carne caprina (à esquerda).
Segundo o presidente, a APCBoer foi criada por uma necessidade de maior atenção à atividade de corte na caprinocultura. O estado de São Paulo tem maior tradição com caprinocultura leiteira e por isso os produtores de carne se associaram para dar mais força à atividade, em especial com a raça Boer, e modificar a idéia de que carne caprina é forte e apresenta gosto ruim.
A Associação fez seu primeiro contato com o público na Feicorte, mas estará presente também na Expo Araçatuba, em julho, na Expocabra, em Lençóis Paulista e na Feinco 2007, que será palco de uma exposição oficial da Raça Boer.
Marina de Arruda Camargo Danés, Equipe FarmPoint.
Gláucio José Araujo Vaz
Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 27/06/2006
Parabens pela iniciativa, são eventos como este que fazem a atividade melhorar seu desempenho.