Sergio concedeu essa entrevista ao FarmPoint onde fala sobre seus objetivos com a criação de caprinos. Confira:
FarmPoint: Porque decidiu entrar no ramo da caprinocultura?
Sergio Arno: Decidi investir nesse ramo pela dificuldade em encontrar uma boa carne para oferecer ao publico final. A carne de cabrito é muito gostosa e saudável (com menos gordura). É difícil encontrar restaurantes que sirvam esse tipo de comida.
FarmPoint: Quais são suas metas para a atividade?
Sergio Arno: A principio, pretendo abastecer minha rede de restaurantes (La Vecchia Cucina e La Pasta Gialla). Em seguida (ainda este ano), pretendo comercializar a carne para diversos pontos do país através da Agropecus. Farei todo o processo: criação, abate, corte personalizado e venda. Sem contar na elaboração dos pratos que irei servir no restaurante. Tenho certeza que todos vão virar fã de carteirinha.
Na primeira fase, até dezembro de 2008, concluímos os investimentos com estruturação da fazenda, construção de dois galpões com 1000m2, cerca e piquetes, aquisição de animais e plantio. A idéia é em julho de 2009 realizarmos a segunda etapa com construção de mais 1 galpão e aquisição de 1000 matrizes. Em 2010 pretendemos utilizar a fazenda inteira com 98 alqueires e chegar em 6000 matrizes, entre nascimentos e aquisição de mais alguns animais. Desde já utilizamos apenas reprodutores Boer PO para cruzar com as cabras e a partir disso, em cruzamento absorvente, formar nossas futuras matrizes. Em 2010 o planejamento é abater 1000 animais por mês, com extrema qualidade e regularidade de produção para abastecermos clientes diferenciados que apreciam a boa carne de cabrito.
A Agropecus pretende em poucos anos ser o maior rebanho Boer do Brasil e incluir de vez a cabra na pecuária. Quebrar alguns paradigmas e ratificar que a cabra se adapta em diferentes regiões mesmo nas mais frias e úmidas e que sendo bem manejado é um animal muito fácil e dócil de criar. E, acima de tudo, produz muita carne!
FarmPoint: O que você acha que falta no setor?
Sergio Arno: Falta investimento, falta produção, distribuição, qualidade, enfim... falta tudo. Esse ramo é pouco explorado, porém muito promissor. Tenho certeza que a Agropecus vai incentivar muita gente a investir nesse setor.
Crédito das fotos: Gladstone Campos
Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint
Neyd M M Montingelli
Curitiba - Paraná - Pesquisa/ensino
postado em 17/01/2009
Parabés à equipe FarmPoint mais uma vez.
Sempre escolhendo temas e profissionais de altíssima qualidade para apresentar aos leitores.
Se um grande empresário e também Chef resolve ingressar na caprinocultura por falta de produto para trabalhar é porque o caso ESTÁ sério.
É um alerta!