Os 10 mais lidos de 2013:
1 - Língua azul em ruminantes domésticos: desmitificando a doença
Seção Sanidade: "A presente revisão objetiva alertar os produtores, técnicos e médicos veterinários no campo e os órgãos de defesa animal para a elaboração e divulgação de material técnico-educativo relativo a doença, a fim de esclarecer os sintomas, diagnóstico e gravidade da mesma. Em associação, deve-se ter em mente a necessidade de um programa de vigilância entomológica e sorológica permanente associado a um efetivo plano de contingência para a doença, particularmente à luz das recentes mudanças na distribuição global, natureza da infecção e impacto na produção animal causado pelo vírus da língua azul", por Mário Balaro.
Acesse aqui
2 - Encurtando o ciclo produtivo na ovinocultura: razões
Seção Dicas de Sucesso: "A consequência primária do processo de intensificação é o encurtamento do ciclo produtivo, o qual se apresenta, atualmente, não como uma opção ou uma alternativa, mas como uma necessidade, como um pré-requisito para uma pecuária competitiva", por Daniel Araújo.
Acesse aqui
3 - Ajude o leitor: cal virgem ajuda no combate dos vermes eliminados nas fezes?
O produtor Euvecio Veras, de Tabatinga/AM, enviou uma dúvida para o Fórum do FarmPoint. Acesse, leia a carta na íntegra e participe deixando o seu comentário e contando a sua experiência!
Acesse aqui
4 - Como trabalho com o pastejo rotacionado?
A produtora de ovinos e leitora do FarmPoint, Camila Maki Yamashita, enviou uma dúvida para o Fórum do FarmPoint sobre pastejo rotacionado. Acesse, leia a carta na íntegra e participe deixando o seu comentário! "A minha pergunta é: como trabalho com o pastejo rotacionado? Qual é a quantidade de animal/ha que posso colocar por piquete? Quantos dias os animais devem ficar em cada piquete?"
Acesse aqui
5 - O mercado doméstico da carne ovina em 2012
Pelo terceiro ano consecutivo a produção formal de carne ovina, sob inspeção federal, sofreu uma significativa retração em seus números, fechando 2012 com um volume de abates de 237,7 mil cabeças, queda de 10,8% em relação a 2011.
Acesse aqui
6 - O retorno da ovinocultura ao cenário produtivo do Rio Grande do Sul
O Brasil, com destaque ao estado do Rio Grande do Sul, participa do crescente mercado internacional de carne ovina, principalmente como importador. O que demonstra a existência de um mercado interno aquecido e oportunidades para os produtores gaúchos investirem na cadeia produtiva de ovinos.
Acesse aqui
7 - A viabilidade do negócio. Você sabe analisar? Vamos começar a tratar desse tema!
Gerenciamento: Ouvimos muito falar de viabilidade de um negócio, viabilidade econômica, viabilidade técnica... Mas, você sabe o que exatamente esse termo quer dizer? Dizemos que algo tem viabilidade quando vale a pena o investimento, quando os resultados compensam. Vamos falar um pouco das diferentes viabilidades para fornecer uma introdução ao tema sobre temos muito a discutir ao longo dos meses. Por Maria Angela Machado Fernandes e Carina Barros.
Acesse aqui
8 - Ectima contagioso
Seção Sanidade: O ectima contagioso é uma enfermidade cosmopolita causada por um DNA vírus da família Roxviridae do gênero Parapoxvírus. Acomete caprinos e ovinos, principalmente entre o terceiro e sexto mês de idade. Após a introdução da doença nos rebanhos a enfermidade se torna endêmica, pela persistência do vírus por longos períodos no ambiente ou pela presença de animais com infecções persistentes, por Luiz Mertens.
Acesse aqui
9 - Como determinar a capacidade de suporte dos piquetes para ovinos
No manejo de um módulo rotacionado é muito importante termos em mente que é preciso determinarmos o número correto de animais que irão fazer parte do lote para evitar situações de superpastejo ou subpastejo e que podem levar a área de pastagem à degradação levando à necessidade de reforma dos pastos. Assim tentamos explicar de forma simplificada como calcular a capacidade de suporte para os pastos manejados sob estratégia de pastejo rotacionado.
Acesse aqui
10 - Terminação de cordeiros com dietas contendo grão de soja desativado ou in natura
A utilização do grão de soja na composição da dieta animal passou a ter destaque em virtude de ser um ingrediente com propriedades proteica e energética, entretanto, o grão de soja in natura apresenta fatores antinutricionais que dificultam o seu máximo aproveitamento nutricional na ração. Contudo, pode ser realizada a desativação dos fatores antinutricionais do grão de soja através do processo industrial a fim de alcançar melhores resultados no crescimento e desenvolvimento do animal.
Acesse aqui
Envie seu comentário: