Ao longo de décadas, com as transformações econômicas e sociais, ocorridas, como o crescente número de animais de companhia e de produção, o médico veterinário se tornou um profissional que atua em diversas áreas. Entre elas, se destacam o atendimento clínico, cirúrgico e reprodutivo de pequenos e grandes animais.
As novas exigências do mercado de trabalho abriram outros campos, como as indústrias de produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos e o melhoramento genético dos animais. Ainda são atividades do médico veterinário o manejo e conservação de espécies, a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais.
A cada dia, surgem novos caminhos para a atuação do médico veterinário, em especial na área da saúde humana, onde a parceria com os profissionais da saúde tem propiciado ótimos resultados.
A produção animal no Brasil é sem dúvida um dos mais importantes segmentos econômicos, imprescindível para o crescimento do país e, nesse contexto, o médico veterinário contribui decisivamente para a produção de proteína nobre como fonte alimentar e para a garantia da qualidade dos produtos destinados tanto ao mercado interno quanto para a exportação.
Os médicos veterinários são diretamente responsáveis pela saúde da população. São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, cuidam do bem-estar de animais domésticos e selvagens, atuam na manutenção e melhoria da qualidade da saúde pública e ainda desenvolvem estudos e pesquisas científicas em busca de novos produtos, vacinas, tratamentos e erradicação de doenças.
Dessa forma, o grande desafio do médico veterinário é buscar uma atualização constante e atuar de forma multidisciplinar, visando a saúde animal e humana.
A AgriPoint parabeniza todos os médicos veterinários!
joão wellington de carvalho
Silvianópolis - Minas Gerais - Técnico
postado em 12/09/2014
Se Deus quiser em dezembro 2014 serei um MÉDICO VETERINÁRIO.