“A atividade da caprinocultura leiteira no Estado do Ceará está vivendo um momento muito importante. O mais difícil foi feito e muito bem feito: implantar, ou melhor, ajudar a conscientizar os produtores da cultura da cabra de leite. Antes só falávamos em cabras de corte, e hoje, se estiverem reunidos 2 ou 3 criadores de caprinos, certamente o assunto leite estará em pauta.
A distribuição de 2800 cabras e 140 reprodutores em Quixadá e Tauá foi um grande salto. Isso sem falar na garantia de compra do leite. Agora os desafios estão postos: evitar o atraso nos pagamentos aos produtores, garantir assistência técnica continuada e de qualidade, promover ações para estimular o consumo de leite caprino, etc. Concomitantemente, os produtores, até por experiência própria, nessa seca, devem cada vez mais profissionalizar a atividade. A reserva estratégica de alimentos em forma de silagem e a implantação de palma forrageira são excelentes opções de convivência com o semiárido.
A qualidade do leite deve ser outro ponto bastante almejado por todos. Nós produtores (pois sou pequeno produtor também) falamos muito em preço do leite e dificilmente falamos em busca de maior qualidade desse leite, e sabemos que uma simples higiene pré e pós ordenha ajuda, significativamente, nesse aumento de qualidade. Aliás, falando em preço do leite, temos que entender que estamos em um bom caminho, pois o preço apesar de não ser o desejado, está apenas com poucos centavos de diferença de outros estados que já tem o programa consolidado há anos.
Outro mercado, que também devem ser buscado, é por exemplo a fabricação de produtos caseiros como doce de leite, queijos e iogurtes no sentido de agregar valor e diminuir a dependência do governo. Portanto amigos, o momento é único e deve ser bem aproveitado. O Governo do Estado do Ceará, via SDA está de parabéns pelas ações. Com uma equipe de técnicos, reconhecidamente competente, não mede esforços para o êxito da atividade. E nós, produtores, temos que ter a consciência que estamos no "mesmo barco" e devemos somar esforços, com o Estado, para engrandecermos essa belíssima atividade.
Abraços a todos.”
José Ismar Rocha Barroso
Fortaleza - Ceará - Consultoria/extensão rural
postado em 13/09/2013
Caros amigos do Farm, boa tarde!
O comentário que fazemos a respeito do pronunciamento do colega de trabalho e produtor de leite de cabra na região de Quixadá-CE, Dr André Medeiros - veterinário renomado no Estado, é que ele tem toda razão e conhecimento do que diz. Os programas direcionados no estado pela SDA para a cadeia produtiva do leite de cabra, fez o setor renascer com a assistência técnica da Ematerce, apesar das condições que o semiárido nordestino passa nesse momento de "terrível estiagem" e escassez alimentar. Mesmo assim, o setor se mantem graças a fibra do Agricultor Familiar Cearense aonde está o grande mérito da questão.