O produtor Nei Humberto D. Gonçalves, enviou um comentário no ano de 2008 no fórum do FarmPoint levantando a seguinte questão: “O que acontece com o mercado de ovinos no Brasil? O país tem que importar carne de cordeiro e pele de ovinos enquanto a pele dos nossos animais estragam no galpão pois não temos para quem vender. Quando aparece alguém interessado na compra, o produto é dado”.
No mês passado (janeiro de 2013), o produtor Pedro Álex Almeida de Jesus, do Sertão de Sergipe – Nossa Senhora Aparecida, deu sequência ao assunto: “Aqui na minha região o mercado é um dos principais problemas. Tenho a carne, mas a comercialização tem que ser feita em feiras regionais. Há muito abate nos quintas pois faltam frigoríficos especializados que comprem a produção”.
E na sua região produtor? Como está sendo feita a comercialização dos produtos oriundos da ovinocaprinocultura? Você tem notado que as ações nesse sentido estão evoluindo?
Participe deixando o seu comentário! Contamos com a sua participação!
Equipe FarmPoint
Thiago Golega Abdo
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Consultoria/extensão rural
postado em 05/02/2013
Em nossa região não temos problema de comercialização, o grande problema realmente é o preço pago pelo animal. Pois produzimos animais de qualidade, com idade de até 150 dias, tudo o que o "mercado pede" e quando vamos negociar esses animais não somos valorizados, poxa será que a carne que vem importada para o Brasil é de melhor qualidade assim? O custo deles é tão menor que o nosso que chega a inviabilizar nossa produção? Sei lá, acho que acontecem coisas "extra-campo" que atrapalham o deslanche da ovinocultura no Brasil.