O coordenador do PNCRC, Leandro Feijó, acredita que a inclusão é necessária em função do crescimento do mercado nacional e internacional para caprinos e ovinos. Ele recomendou o engajamento da cadeia produtiva por considerar o PNCRC um requisito para a venda no mercado externo.
O Plano Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (PNSCO), previsto para entrar em vigor ainda este ano, também foi pauta. Ele propõe o credenciamento de laboratórios, desenvolvimento de programas sanitários específicos, cadastro de estabelecimentos e treinamento para veterinários.
Deverá entrar em vigor também o Programa Nacional de Melhoramento Genético e ações de pesquisa e desenvolvimento, visando tecnologias para a produção de carne, leite, pele e lã de qualidade.
Visando tornar o setor mais competitivo, foram propostas ações para um estudo complexo do agronegócio da caprinovinocultura no país, a adequação e a equalização dos impostos estaduais e federais e no âmbito do Mercosul e a criação de um programa nacional de capacitação contínua para técnicos, produtores e trabalhadores rurais da cadeia produtiva, informou o Mapa.
CARLOS MAGNO M SANTOS
São Paulo - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 16/04/2008
Parabéns pela colocação.
Interessante, é possível ter acesso as informações mais detalhadas sobre o que foi discutido pois, como atuamos na capacitação, gestão da informação e agregação de valor, temos interesse em saber mais sobre o assunto.