Citando dados da FAO (agência da ONU para alimentação e agricultura) que apontam que a produção mundial de grãos terá que crescer 50% e a de carne terá que dobrar para suprir a demanda até 2050, a publicação afirma que o Brasil tem características que o tornam um produtor de alimentos de grande relevância nos próximos 40 anos.
Segundo a revista, mais impressionante que o fato de o país ter se tornado nas últimas décadas "o primeiro gigante tropical de agricultura", ameaçando inclusive os maiores exportadores de alimentos do mundo, é a "maneira" como Brasil o fez.
"Estimulado em parte pelo medo de que não poderia importar suficientes alimentos (nos anos 1970), o Brasil decidiu expandir sua produção doméstica por meio de pesquisa científica, não subsídios. No lugar de proteger os fazendeiros da competição internacional - como a maior parte do mundo ainda faz - ele abriu seu mercado e deixou os fazendeiros ineficientes irem à falência".
A Economist afirma que, na contramão das recomendações dos "agropessimistas", que defendem "pequenas propriedades com práticas orgânicas" e desdenham monoculturas, fertilizantes e alimentos geneticamente modificados, o progresso do Brasil na área foi baseado em grandes propriedades, "apoiado nas pesquisas da Embrapa e impulsionado por lavouras geneticamente modificadas".
"O Brasil é uma alternativa clara à ideia crescente de que, na agricultura, o pequeno e o orgânico são mais bonitos."
Segundo a revista, as técnicas que tornam a agricultura brasileira "magnificamente produtiva" podem ajudar ainda os países pobres da África e da Ásia.
"Os ingrediente básicos do sucesso do Brasil - pesquisa em agricultura, grandes fazendas, abertura de mercado e novas técnicas de agricultura - podem dar certo em qualquer lugar", diz a Economist, que afirma ainda que se um sistema parecido for adotado na África, alimentar o mundo em 2050 não será tão difícil como parece ser agora.
As informações são do Estado Online, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Fábio
Rotterdam - Zuid-Holland - Holanda - Armazenagem e Logística
postado em 27/08/2010
O site com a notícia completa (em inglês)
http://www.economist.com/node/16889019