Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Agronegócio brasileiro não destrói meio ambiente

postado em 22/11/2006

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em sua participação no seminário "Desafios à expansão da agropecuária brasileira" na Câmara dos Deputados, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, destacou que as informações sobre trabalho forçado e degradação ambiental devem ser desvinculadas do crescimento do agronegócio antes de serem passadas aos outros países.

Segundo estudo da Embrapa citado por ele, em todo o planeta, o território brasileiro foi o que mais conservou biomas e florestas primárias. "Esta é uma demonstração de que a agricultura brasileira se desenvolve de forma sustentável tanto do ponto de vista ambiental quanto social", enfatizou.

"Não estamos destruindo os recursos naturais. Ao contrário, estamos desenvolvendo tecnologias que permite ao produtor recuperar áreas degradadas, como a integração lavoura-pecuária", destacou, segundo informações da assessoria de imprensa do Mapa.

De acordo com o ministro, essas informações devem fundamentar as negociações internacionais de forma que a questão ambiental não se transforme em nova barreira aos produtos brasileiros. "É preciso lembrar que já enfrentamos tarifas de até 250% na União Européia e até 800% fora do bloco econômico, sem contar os subsídios e as barreiras sanitárias".

O deputado e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, Abelardo Lupion, destacou os desafios da agropecuária brasileira e sugeriu a criação de um seguro cambial para dar segurança ao produtor. "Com vontade política é possível lançar o dólar verde, de forma que o agricultor possa honrar contratos para três ou quatro anos sem riscos de perda de renda", assinalou.

O seminário termina hoje, no auditório Nereu Ramos. O objetivo é debater o futuro do agronegócio frente ao novo cenário político, econômico e social, tanto no âmbito interno quanto no contexto internacional.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Claudio Manoel Goncalves

São Bernardo do Campo - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 24/11/2006

De forma geral, parabéns aos profissionais brasileiros do agronegócio, que conseguem produzir e competir mesmo com o descaso do governo para com essa área importantíssima da economia, além de competir com outros países que gastam oceanos de dinheiro com subsídios.

Roberto Rodrigues de Oliveira

Outro - OUTRO - OUTRA
postado em 01/01/2007

Muito importante este trabalho, pois o nosso produtor está desacreditado e desmoralizado. A população urbana não tem conhecimento dos trabalhos e dificuldades que um produtor passa para por os produtos na mesa, com qualidade.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade