"Olá colegas, sou novo por aqui e gostaria da opinião dos mais experientes nesse assunto.
Estou montando em uma pequena propriedade aqui em Pernambuco uma criação de ovinos e me deparei com um dilema: utilizo o sistema de pastejo direto ou corto o pasto e sirvo para os animais no cocho utilizando uma ferramenta chamada motosegadeira?
Escutei falar que fornecer o pasto no cocho é muito mais caro, porém, se levarmos em consideração que nas suas baias, os animais reduzem o contato com o solo infestado de vermes, (fato que diminui e até anula a taxa de ganho de peso levando muitas vezes a óbito) esse fato não compensaria?
Alguém saberia me informar qual é o melhor custo-benefício levando em conta que a motosegadeira custa em torno de R$ 8.500,00?
Participe deixando a sua opinião! O FarmPoint agradece desde já a sua participação!
Equipe FarmPoint
Vinicius Ribeiro da Silva
Vila Velha - Espírito Santo - Consultoria/extensão rural
postado em 08/11/2012
Mantenha as matrizes no pastejo e traga para o curral para ser suplementadas com concentrados e sal mineral. Os cordeiros receberam dieta no creeping feeding para categoria, assim reduz a idade de desmame e abate. So assim para manter seu custo de produção baixo com boa produção. Investir em um sistema Intensivo, com maquinários, funcionários e animais confinados quando não bem planejado aumenta muito o custo de produção e qualquer erro pode trazer prejuizos.