As compras são feitas de forma direta, eliminando os atravessadores. O processo é simples. Os produtores, organizados em grupos, são acompanhados por representantes do DRS, do APL e técnicos agropecuários em ovinocaprinocultura no momento da compra. A equipe técnica faz a triagem do rebanho, seleciona os animais e o banco realiza o pagamento diretamente ao fornecedor.
O programa terá duração de dois anos e a previsão é beneficiar até 20 produtores por mês. A primeira compra programada ocorreu nos dias 18 e 19 de junho, para oito produtores integrantes da Cooperativa dos Produtores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel).
"O programa é um avanço para toda a cadeia produtiva pois permite que a compra dos animais siga padrões de qualidade que envolvem aspectos como saúde, idade e padrão genético", afirmou o diretor técnico da cooperativa, Pedro Soares.
"São vários os avanços a partir desta metodologia. Um deles é a melhoria genética significativa no rebanho de ovinos e caprinos da região, visto que a triagem padroniza o rebanho e diminui o número de animais fora dos padrões zootécnicos", afirmou o gestor do APL Ovinocaprinocultura, Reginaldo Guedes.
As informações são do jornal Primeira Edição/AL.
Heli Brandão Vilela
Maceio - Alagoas - Produção de caprinos de corte
postado em 04/07/2008
Tenho lido varios artigos dos senhores que vieram enriqueçer meu conhecimento no ramo da ovinocultuta, estão todos de parabens.