No evento, também foram lançados os livros Plano Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação de Alagoas e o Modelo de Gestão e de Inteligência Competitiva para Organismos Produtivos do Estado de Alagoas.
Para Luciano Barros, o sentimento é de orgulho por participar desta parceria. “Esta publicação é o resultado de um trabalho sério e comprometido que fizemos, pensando em identificar o cenário local destas cadeias produtivas e buscar o desenvolvimento de ações estratégicas que venham fortalecê-las. Tenho orgulho de ter feito parte desta obra e de ter a oportunidade de desenvolver um trabalho de qualidade junto aos parceiros”, destacou Luciano Barros.
O Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura do Estado de Alagoas foi desenvolvido pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), a Agência Brasileira de Cooperação e a Seagri.
“Os resultados dos trabalhos apresentados neste diagnóstico subsidiarão as decisões e estratégias a serem conduzidas pela administração estadual no que se refere à busca do desenvolvimento da cadeia produtiva de ovinocaprinocultura, dinamizando ainda mais o setor agropecuário de Alagoas”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Por meio do convênio com a Aecid, foram promovidas ações de difusão de tecnologias de acesso à água, como a construção de cisternas, no âmbito da agricultura, além da participação na reestruturação do Centro Xingó de Convívio com o Semiárido.
“Este dia marca o resultado de um bom trabalho desenvolvido com muito empenho por espanhóis e alagoanos e a amizade que foi construída entre estes dois povos. Sem dúvida, temos que honrar esta parceria”, frisou o embaixador da Espanha no Brasil, Manoel d’La Câmara Hermoso.
A parceria com a Aecid gerou bons resultados para várias áreas do Estado, frutos de trabalhos desenvolvidos em diversas secretarias ou instituições como a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Informação (Secti), Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Agência Desenvolve, entre outras.
“Todas as metas foram alcançadas e por isso mostramos a semelhança com o povo espanhol que é saber lutar, trabalhar e vencer”, finalizou o vice-governador do Estado José Thomaz Nonô.
A reportagem é da Agência Alagoas, adaptada pela Equipe FarmPoint.
Daniel Pimentel Gomes
Fortaleza - Ceará - Produção de caprinos de leite
postado em 11/12/2013
que grande ideia e de grande valia pra nós nordestinos.queria saber como podemos adquerir um exemplar desse estudo.