Os animais foram entregues aos assentados no sábado (7) pelo Programa Alagoas Mais Ovinos, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Cada uma das famílias beneficiadas recebeu quatro cabras por meio de um contrato de empréstimo e tem um prazo de carência de dois anos. Após esse prazo, devem devolver um animal por ano, que será usado para incluir outras famílias no programa.
De acordo com a presidente da Associação do Assentamento Machado e também diretora da Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa), Luciene Gadi da Costa, com uma produção de 50 litros de leite por dia já será possível reativar o laticínio administrado pela cooperativa.
A unidade tem capacidade para processar até 600 litros por dia, mas só esteve em atividade entre os anos de 2006 e 2007. Depois, segundo Luciene, enfrentou problemas de gestão e a maioria dos associados se desfez dos animais. "Agora, com essas novas cabras, vamos ter uma produção de leite suficiente pra reativar o laticínio", frisou. O que for produzido pela Cafisa já terá a compra garantida pela Prefeitura de Pão de Açúcar, que deseja incluir o produto na merenda escolar, e pelo governo do Estado, que faz a aquisição por meio do Programa do Leite. A produção também será levada para feiras, exposições e mercearias.
As informações são da Agência Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: