Superando a marca de R$ 1 milhão, quatro ações de infraestrutura receberam aporte de recursos. A primeira é voltada para a aquisição de kits para a melhoria da produção de matéria-prima (leite de cabra), que consiste na compra de materiais como máquina forrageira, cerca elétrica, sal mineral, sorgo, reprodutores, palma, entre outros produtos e ferramentas.
Os recursos para a execução do projeto foram de aproximadamente R$ 2,5 milhões, assegurados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), que coordena o PAPL em conjunto com o Sebrae/AL.
A segunda das ações que receberam aporte financeiro consiste em implantar um centro de zoonoses no município de Santana do Ipanema. A prefeitura local, a fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento e Econômico e Social (BNDES) são os parceiros no financiamento. Os outros dois maiores investimentos previstos são para a estruturação da cadeia de ovinocaprinos no Sertão de Alagoas, com módulo de beneficiamento de peles e implantação de 15 centros de recepção animal.
De acordo com a diretora de Cadeias Produtivas e APLs da Seplande, Flaviana Rosa, o sucesso das rodadas de negociações é devido à credibilidade dos Arranjos de Alagoas diante das principais entidades financiadoras. "As ações que estão sendo apresentadas são fruto de um planejamento estratégico definido de maneira precisa, após uma série de reuniões com os comitês de gestão. Se os parceiros acreditam nos APLs é porque um trabalho sério e resultados estão sendo observados", afirmou.
As ações apresentadas para financiamento estão divididas nas áreas de capacitação, gestão, marketing, infraestrutura e tecnologia.
As informações são da Agência Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: