Segundo ele, a efetivação dos dois programas já pode ser considerada o primeiro passo para a reestruturação da cadeia produtiva. "Há muito entusiasmo, principalmente porque nada está sendo dado; é um contrato de empréstimo e o agricultor precisa trabalhar e multiplicar seu rebanho para que possa devolver a mesma quantidade de animais que recebeu, num prazo de cinco anos", salientou.
Entre as vantagens apresentadas por Pedro Soares Neto para a criação de ovelhas e cabras no Alto Sertão, ao invés de bois e vacas, está a maior produtividade de animais, uma vez que a gestação dos ovinos é mais rápida. "Outro motivo é o preço da carne de ovinos, que está sempre crescendo, e isso é bom para o produtor, além de ser uma carne de grande aceitação no mercado pelo seu alto valor nutritivo e baixo teor de gordura", explicou o diretor da Coofadel.
"Além disso, os ovinos e caprinos são mais bem adaptados ao semiárido e se tornam mais lucrativos para os agricultores familiares dessa região. Em cinco meses de vida, o ovino está pronto para o abate, enquanto o boi leva de 18 a 24 meses, portanto, a renda chega mais rapidamente para o produtor, há mais rotatividade de capital", argumentou Pedro Soares Neto.
O Programa Alagoas Mais Ovinos faz parte das ações do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), e está repassando aos agricultores, por meio de um contrato de empréstimo, mais de 5 mil animais.
O DRS, numa articulação entre APL e Banco do Brasil, concede crédito para aquisição de ovelhas e cabras, por meio de compras conjuntas e programadas, para também aumentar o rebanho do Estado e oferecer oportunidades de crescimento para os agricultores familiares.
As informações são da Agência Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Tobias Marino
Porto Rico - Paraná - Produção de caprinos de leite
postado em 22/11/2010
Eu gostaria muito de parabenizar o porgrama Alagoas Mais Ovinos. Estou acompanhando as notícias do programa através deste site e me surpreendo com a insistência desse projeto. Tomara que outras regiãos também sejam adeptas a essa ideia. Abs Tobias. Obrigado