A Cafisa é formada por 266 pequenos produtores de 14 assentamentos localizados nos municípios de São José da Tapera, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Maravilha e Poço das Trincheiras.
O projeto da Cafisa começou em 2003, quando os produtores procuraram o Sebrae para tornar a atividade mais competitiva e sustentável. Foram elaborados projetos de usinas de beneficiamento de leite de cabra e, com o apoio financeiro do Banco do Nordeste, em agosto de 2004, os produtores começaram a construção das unidades produtivas.
A assistência técnica ficou por conta dos Agentes de Desenvolvimento Rural, capacitados em ovinocaprinocultura por meio de uma parceria do Sebrae com a Fundação Banco do Brasil. "Começamos a buscar nossa melhora em 2003.Em 2005, já estávamos produzindo um leite de cabra de qualidade, dentro das exigências dos órgãos públicos como o Serviço de Inspeção Estadual, e com bom preço de mercado", relata Marco Antônio Salgueiro, presidente da Cafisa.
A partir de outubro deste ano, a cooperativa passou a fornecer leite pasteurizado, licor e iogurte de leite caprino a supermercados de Maceió. O produtor rural passou a ter um ganho direto na venda diária do leite à cooperativa e um indireto, quando o produto sai beneficiado e embalado pela Cafisa.
Além dos produtos alimentícios, a Cafisa dá sua contribuição ao setor dos cosméticos. A novidade da cooperativa agora é a produção de sabonete de leite de cabra feito pela associação comunitária do município de Maravilha. O sabonete, comercializado durante a I Feira de Agricultura Familiar de Alagoas, fez sucesso.
As informações são da Agência Sebrae de Notícias.
Envie seu comentário: