O Programa Alagoas Mais Ovinos é desenvolvido desde 2009 e visa fomentar e fortalecer a cadeia da ovinocaprinocultura em Alagoas, a partir da inclusão de animais que foram adquiridos, obedecendo a rigorosos critérios de seleção. No programa, os animais são entregues por meio de um contrato de empréstimo, e o produtor tem por obrigação devolver o mesmo número de animais, já frutos dos que recebeu do programa, em até 5 anos. Este animais também irão beneficiar outras famílias.
Dona Isaldina da Silva, mãe de duas filhas, conta que a família foi beneficiada com esta entrega e que agora a expectativa é melhorar de vida. “Já temos alguns poucos animais. Com estes que ganhamos iremos conseguir aumentar a nossa produção e assim gerar mais renda. Acreditamos que vamos poder viver melhor com este apoio do Governo”, disse a agricultora da comunidade Jiquirí de Estrela de Alagoas.
Para o vice-prefeito da cidade, José Teixeira, a parceria do Governo do Estado é o que tem dado força as ações da Prefeitura no âmbito da agricultura familiar. “Só temos a agradecer a parceria que vem beneficiar nossos agricultores familiares que já enfrentam tantas dificuldades com a seca. Esta é a oportunidade que damos a eles para garantir sua própria subsistência e a geração de renda para a família”, destacou o vice-prefeito.
O Programa Alagoas Mais Ovinos faz parte das ações do Alagoas Tem Pressa, estratégia de gestão do Governo do Estado, visando obter melhores resultados. “A ideia do programa é aproveitar uma vocação que já é característica do agricultor sertanejo, mas com foco na melhoria genética do rebanho, e na geração de renda para as famílias. A entrega é só uma das ações do Programa Alagoas Mais Ovinos, que também beneficia os produtores com assistência técnica, orientação sobre manejo, entre outras. Estamos mostrando que o Governo do Estado está fazendo mais pelos sertanejos”, falou o secretário.
Participaram da entrega em Estrela de Alagoas, o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Soares, o superintendente de inclusão produtiva, Luciano Barros; o gestor do Ministério da Integração Nacional, Vitarque Coelho, além de representantes do Sebrae, Seplande, Codevasf, e do vice-prefeito de Estrela de Alagoas, José Teixeira.
As informações são da Agência Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: