Como informa o gestor do APL Ovinocaprinocultura Reginaldo Guedes, o Programa tem como um dos objetivos, fortalecer a cadeia de ovinos e caprinos da região do Alto Sertão, com um acompanhamento ativo dos animais que serão selecionados para serem rastreados, do nascimento ao abate.
Inicialmente, o programa vai atender aproximadamente 200 produtores sertanejos de forma direta com um plantel de 18 mil animais. "Esta é a meta do governo de Alagoas, por meio da Seplande e Agência Desenvolve, com parceria com o Sebrae, para o primeiro momento. Pretendemos também ampliar ainda mais o programa para fortalecer a cadeia produtiva na região", esclarece Reginaldo, gestor do APL.
Pelo Programa de Rastreabilidade, o governo pretende buscar sistematicamente a melhoria genética do rebanho e o manejo apropriado, visando o acréscimo na produção de leite e carne, e prevê também a contratação de mais técnicos para trabalhar no acompanhamento dos animais, em capacitações e dias de campo.
Durante a reunião, que ocorreu na sede do Sebrae/AL, foi discutido ainda um sistema (software) que vai rastrear os animais. O monitoramento se dará por meio da identificação dos brincos com código de barras que serão colocados em cada animal. Com isso, explica Reginaldo Guedes, produtores e técnicos, irão acompanhar a vida do animal verificando itens como peso, vacinas e corte dos animais para comercialização.
De acordo com o coordenador do Programa, Henrique Soares, do Sebrae/AL, o consumidor vai ter as informações sobre o alimento que estará consumindo e terá conhecimento de todo processo da cadeia produtiva. "O trabalho de parceria entre o Sebrae/AL e o governo do Estado tem como objetivo garantir o produto que vai para a comercialização, e ainda melhorar a remuneração do produtor do campo", afirma Henrique.
De acordo com Katherine Teixeira, da Agência de Fomento Desenvolve, a participação da instituição no bojo da parceria é relacionada com a aquisição de equipamentos, como o aparelho de ultrassom, o software, os brincos com código de barras e contratação de técnicos. "A equipe técnica da Agência Desenvolve estará fazendo o acompanhamento sistematicamente na execução do programa, até obter os resultados esperados", disse Katherine.
As informações são da Ascom, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: