De acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Gomes, pesquisador da Dipap, em cada unidade foram utilizadas duas tarefas de terra. O material utilizado no plantio foram sementes do sorgo SF-15, variedade desenvolvida pela diretoria em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e que já é adaptada às condições semiáridas do Estado.
"A produtividade média foi de 30 toneladas de matéria verde nessas duas tarefas. A partir desse material, é que fazemos a silagem", explicou o agrônomo. Segundo ele, a implantação das unidades demonstrativas de sorgo faz parte de um projeto que tem apoio do Banco do Nordeste.
Em Olho D'Água do Casado, a unidade foi implantada na propriedade do agricultor José Ramalho, no Sítio Mundo Novo. "No local, já houve a colheita do sorgo, fizemos um Dia de Campo com outros produtores e a silagem produzida vai servir ao rebanho de ovinos", acrescentou Fernando Gomes.
"Um dos objetivos da silagem é atender aos agricultores incluídos no Programa Alagoas Mais Ovinos. Por isso as atividades de intercâmbio são importantes, para que outros produtores vejam os resultados e saibam utilizar essas técnicas", comentou o diretor da Dipap, Teodorico Araújo.
"Um hectare de sorgo produz entre 50 e 80 toneladas de massa verde, enquanto um hectare de milho produz em torno de 18 toneladas por hectare. O sorgo consome apenas 50% da água consumida pelo milho, dessa forma, tem mais resistência aos períodos de estiagem", avaliou o diretor da Dipap. "O sorgo também é mais resistente a pragas do que o milho", completou.
As informações são do Governo de Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
paulo decio damasceno
Maceio - Alagoas - Ovinos/Caprinos
postado em 15/01/2012
Gostei muito da informação e gostaria de saber como tomar conhecimento de outros eventos da espécie. Sou um pequeno criador de ovinos e tenho interesse em conhecer mais sobre a cultura do sorgo. Na minha região, Santana do Ipanema(AL), não tenho conhecimento de algum produtor que cultive o sorgo com a finalidade de silagem.