Segundo o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura, Reginaldo Guedes, a rastreabilidade é um passo grande para a cadeia produtiva no Estado. "Com essa nova ferramenta, será possível alcançar uma melhora significativa do processo produtivo da nossa cadeia, além de proporcionar avanços no retorno de renda aos produtores. A nossa meta inicial é atingir 200 produtores com um plantel de 18 mil animais, mas esperamos que isso seja ampliado", esclarece.
Primeiro sistema de rastreabilidade de ovinos e caprinos do Brasil, o software foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades da cadeia. A diretora de APLs da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento (Seplande), Fátima Aguiar, relata o processo.
"Há alguns acompanhamos o desenvolvimento dessa ferramenta. Sabíamos que essa era uma alternativa mais do que precisa para alcançar os resultados esperados. Tudo isso seria impossível sem o apoio mútuo entre esses profissionais, o grupo gestor do Arranjo e os produtores", enfatiza Fátima Aguiar.
De acordo com Reginaldo Guedes, o início de dezembro marca a disponibilidade do site SisRastrus ao público. O monitoramento será possível através da identificação de brincos com código de barras que serão aplicados em cada animal. Com o acessório, produtores e técnicos terão a possibilidade de acompanhar a vida do animal, verificando itens como peso, vacinas e corte para comercialização.
"Através da plataforma, o público poderá conferir a qualidade da carne que está consumindo. Será possível disponibilizar o acesso às informações exclusivas do produto que está sendo adquirido. Isso valoriza o trabalho árduo do produtor para alimentar o mercado com o que tem de melhor. Além disso, essa iniciativa vai representar uma organização nunca vista antes para a nossa cadeia produtiva. Teremos números precisos e a possibilidade de corrigir falhas e melhorar cada vez mais", conclui Reginaldo.
As informações são da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: