Durante a reunião, Adão & Souza, consultor do Sebrae no Rio de Janeiro, apresentou os resultados de uma pesquisa realizada nos principais mercados consumidores do Nordeste, com um detalhamento do mercado brasileiro, sua evolução e tendências. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as famílias brasileiras na zona urbana da Região Nordeste consomem, em média, 18 quilos de carne bovina por ano, contra apenas 300 gramas de carne caprina e 260 gramas de carne ovina. Nas regiões Sul e Centro-Oeste a carne de ovinos e caprinos praticamente não é consumida.
Ao mesmo tempo em que isso mostra a pouca adesão dos consumidores, revela um mercado interno a ser conquistado. Segundo Adão, é importante que o produtor esteja focado nesse mercado consumidor. Para isso, é preciso conhecê-lo e criar estratégias para estimular o consumo. "Objetivo dessa reunião é planejar ações que possam ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a novos mercados e aumentar a comercialização dos derivados de ovinos e caprinos". A estratégia de estímulo ao consumo, discutida durante a reunião, inclui ações de marketing como a criação de comunidades nas Redes Sociais, divulgação de receitas e campanhas de publicidade para ressaltar os valores nutricionais das carnes ovina e caprina.
Para o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, o plano de marketing é importante para criar uma atuação diferenciada. "É fundamental um plano de marketing que mostre as exigências do mercado, para que os produtores tenham respostas mais consistentes e assim possam traçar metas para atender os consumidores". O produtor Pedro Soares, do município de Delmiro Gouveia, concorda: "A partir desse plano nós vamos começar a investir melhor na criação e na forma de investir nesses produtos".
A analista da Carteira de Agronegócios do Sebrae Alagoas, Vania Britto ressaltou que a informalidade entre os produtores em todo o Nordeste dificulta ações de acesso ao mercado. Segundo a analista, o Sebrae desenvolverá ações com foco no associativismo para tentar minimizar esse problema. "Nós pretendemos conscientizá-los para que eles façam parte de associações e cooperativas de modo a se unificar e assim atender melhor as exigências e demandas do mercado consumidor e colocar o plano de marketing em prática", disse.
A informações são da Agência SEBRAE de Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Carlos Alberto da Silva Cucco
Niterói - Rio de Janeiro - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
postado em 25/08/2010
Gostaria de entrar em contato com o SEBRAE de Alagoas para incrementar as vendas de ovinos e caprinos no Estado do Rio de Janeiro.
Grato