A Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura tem a missão de atuar como foro consultivo na identificação de oportunidades ao desenvolvimento das cadeias produtivas, articulando agentes públicos e privados, definindo ações prioritárias de interesse comum e visando à atuação sistêmica e integrada dos diferentes segmentos produtivos.
"Com a instalação dessa câmara, haverá um ambiente de debate entre os parceiros, entidades públicas e privadas, que servirá de base para o desenvolvimento de projetos, resolução de problemas e divisão de responsabilidades relacionadas a esta cadeia tão importante na nossa região. Assim, conseguiremos melhorar a produção e comercialização dos rebanhos", salientou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Para o superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Luciano Barros, outro objetivo da câmara é integrar diversas ações do âmbito da ovinocaprinocultura para que possa haver maior rapidez nos processos e o fortalecimento da atividade no Estado.
"Já temos aumentos significativos na quantidade e na qualidade genética de nossos animais pelo programa Alagoas Mais Ovinos. Houve evolução de 61% do rebanho desde o início das ações e, em 2012, já foram licitados e serão adquiridas 2.400 cabras e 1.900 ovelhas, o que amplia o programa e comprova que a atividade de ovinocaprinocultura está cada dia mais progredindo em nosso Estado", destacou.
Entre os parceiros que trabalham pela estruturação da Câmara Setorial estão as Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); o Sebrae/AL; a Associação de Criadores de Alagoas (ACA); a Embrapa; a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Alagoas (Accoal) e representantes da Câmara Nacional de Ovinocaprinocultura; a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), entre outros.
As informações são do Governo de Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: