Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Ananias Duarte comenta sobre habilidade materna

postado em 15/12/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor Ananias Duarte, de Brasília, Distrito Federal, comenta sobre habilidade materna e qual é a metodologia que utiliza para detectá-la em seu rebanho no artigo "Aumentando a sobrevivência de cordeiros - Parte II". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Criamos a raça Santa Inês aqui no nordeste goiano. O processo de observação da Habilidade Materna (HM) em nosso criatório foi "desenhado" e implementado a cerca de quatro anos. Entretanto, ainda temos algumas dificuldades na execução dessa atividade. São vários os motivos: falta de interesse de tratador; hora do parto (noturnos, xiii); entre outros.

Mas, felizmente as coisas estão entrando nos eixos. Mesmo porque criamos metodologia para facilitar a observação. Exemplo:

Lamber (limpar) a Cria: observa-se, pela manhã e à tarde, as condições de limpeza da crias nascidas durante à noite ou durante o dia. De acordo com o "grau" de limpeza da cria, pontua-se a mãe.

Ajudar a cria: observa-se o comportamento das mães (comparando uma com as outras) quando vêm os filhos com alguma dificuldade;

Oferecer o peito/tetas: observa-se o comportamento da mãe quando a criar quer mamar.

Primeiras mamadas: essa é uma das observações difíceis de ser feita, em face da hora do parto. Entretanto, se a cria está espertinha e mamando normalmente, é certo que houve facilidade nas primeiras mamadas.

Produção de leite: cria sadia, mamando e bem desenvolvida é sinal de boa produção de leite.

Cuidados com a Cria: observam-se os cuidados gerais da mãe com a cria. Itens de referência, por exemplo, é a VOCALIZAÇÃO e ABANDONO.

Proteção da Cria: esse comportamento se confunde um pouco com o anterior (cuidados), porém observa-se, tb, a defesa da cria frente a alguma forma de perigo/ameaça.

Aparelho mamário: esse é fácil. Tem que possuir boa conformação, tamanho e localização.

Condição do Parto: também esse é fácil. Entretanto, dependendo da hora do parto deixa de ser observado.

Bem, um programa de seleção requer "coração duro". Não se pode apegar aos animais: "ah.. ela é tão bonitinha!". Bonitinha, porém ordinária; Logo, vai pro açougue!

Além da avaliação da habilidade materna, trabalhamos com um software que faz, automaticamente, outras avaliações de cada animal, atribuindo pontos, negativos ou positivos, para diversas situações. Com base no relatório de avaliação/pontuação tomamos a decisão de descartar ou não a matriz."


Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade