O evento foi tratado na reunião da Câmara Setorial e finalizado em reunião do comitê das entidades na Feinco 2007. O objetivo é dar origem ao Programa Nacional de Desenvolvimento das Cadeias da Ovinocaprinocultura.
O presidente do Conselho Técnico da Arco, Araquém Dutra Telles, destacou que o fórum terá cunho político-setorial, com participação das entidades e formação de grupos de trabalho. "Será uma grande reunião de trabalho, onde as entidades que formam estes dois setores vão reunir suas demandas, sugestões de ações e buscar o comprometimento das instituições oficiais para o desenvolvimento de programas de fortalecimento, bem como a organização das cadeias produtivas de ovinos e caprinos de todo o país", frisou.
A expectativa, segundo a chefe-geral da Embrapa Caprinos, Maria Pinheiro, é que até o final de março as entidades já disponham de uma agenda mínima para os temas que serão desenvolvidos.
Entre os resultados positivos colhidos na Feinco 2007, o presidente da Arco, Paulo Afonso Schwab, destacou a aproximação com as associações estaduais, que apresentaram muitas demandas, e o encaminhamento de uma parceria com a Embrapa Caprinos (Sobral-CE) para estabelecer critérios científicos para as provas zootécnicas nacionais e um programa nacional de melhoramento genético.
A mesma parceria está sendo tratada com a Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), para as raças lanadas. "Além da garantia de realização do fórum nacional, muitos outros temas de extrema relevância para o setor foram encaminhados e terão andamento a partir deste marco", frisou Schwab.
As informações são da assessoria de imprensa da Arco.
Gláucio José Araujo Vaz
Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 21/03/2007
Parabéns! São iniciativas como esta que o setor vai cada dia ficar mais forte, espero que as raças nativas tenham lugar de destaque.
Abraço,
Glaucio Vaz