A raça rústica, de dupla aptidão, teve origem na África do Sul, através do cruzamento das raças Merino Pepin e Merino Alemão. A seleção, iniciada em 1970, foi realizada baseada em testes de performance, provas de progênie e registro de produção, sendo hoje uma das raças laneiras líderes na África do Sul e de notável crescimento, também na Austrália.
Entre as principais características estão, sua grande fertilidade (110% - 150%) juntamente com altas taxas de crescimento dos cordeiros (350g por dia até o desmame) fazem do Dohne Merino um eficiente produtor de carne, os cordeiros para abate atingem no mínimo 40 Kg entre 04 e 06 meses de idade, o peso das ovelhas varia de 55 a 65 Kg e produzem de 04 a 06 quilos de lã de alta qualidade, com 19 a 22 micras.
Outra importante característica da raça Dohne Merino é a sua adaptabilidade, sendo uma raça rústica vinda de uma região de chuvas de verão e pastagens nativas, adaptando-se a várias condições climáticas e ambientais, desde sistemas intensivos de produção até regiões áridas extensivas. Ressaltando-se o fácil cuidado, pois é uma ovelha sem rugas e com a cara totalmente isenta de lã, resistente ao rompimento e coloração amarela nas fibras.
Maiores detalhes sobre o Padrão Racial do Dohe Merino são encontradas no site da ARCO, no link http://www.arcoovinos.com.br/index.asp?pag=padroes.asp
As informações são da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Délvio Luiz Rodrigues Berriel
Alegrete - Rio Grande do Sul - Ovinocultor
postado em 23/03/2012
Seria possível uma foto de algum exemplar da raça?
Essa raça seria a realidade do sonho da gauchada que gosta de cordeiro com carcaça sem abrir mão da produção de lã, característica marcante no RS?
Délvio Berriel