Nesse sentido, o Ministério da Produção da província informou ao vice-secretário de Agricultura e Pecuária, Sergio Pena, que teve uma reunião de trabalho com o presidente da Associação Argentina de Criadores de Merino, Pablo Serres; e com o secretário dessa associação, Carlos Epper.
Esse marco foi propício para estabelecer as pautas de continuidade no melhoramento genético que vem sendo desenvolvido nos rebanhos associados e a possibilidade de transferir as mesmas para o resto dos produtores da província.
Com esse objetivo, será implementado um programa que facilitará o acesso à tecnologia, dando assistência financeira para incorporar material genético; além de melhorar a capacidade técnica de produtores e profissionais com relação ao processo de melhoramento genético.
Além disso, têm sido financiados com fundos da Lei Ovina as provas de progênie que são desenvolvidas em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologias Agrícolas (INTA) em seu estabelecimento de Río Mayo.
Em outra ordem, o ministro de Produção, Sergio Bohe, e o vice-secretário, Pena, reuniram-se com dirigentes da empresa OVIS XXI que expuseram a tarefa que vem sido desenvolvida com os produtores locais, que tende a obter um preço melhor de seus produtos, fundamentalmente lã, pela certificação de práticas sustentáveis com o ambiente.
Para isso, estão realizando uma importante campanha de manejo conservacionista que visa conseguir uma superfície de seis milhões de hectares sob manejo em toda a região da Patagônia para a recuperação de pastagens naturais.
Esse projeto, que conta com o aval de uma organização como o The Nature Conservancy, ONG dedicada à sustentabilidade ambiental, é uma nova alternativa para o aperfeiçoamento da produção e a obtenção de uma melhora na renda do produto baseada no pagamento de um "Serviço Ambiental".
Vale destacar que a OVIS XXI é uma empresa em rede, organizada à escala sul-americana, que integra técnicos, produtores comerciais e indústrias relacionados com os negócios baseados na produção ovina.
A reportagem é do http://chubut.lanoticia1.com, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: