O produto obtido nos laboratórios do INTI, com a participação de suas unidades de Química e têxteis, "foi comparado com os produtos presentes no mercado provenientes do casco ou do pêlo bovino", informou o INTI.
O projeto busca agregar valor à lã, uma fibra natural composta dessa proteína chamada queratina. Ao tratar essa proteína mediante reação com ácidos se obtém o hidrolisado.
A Argentina está entre os 10 maiores produtores de gado ovino do mundo. As províncias produtoras são Buenos Aires, La Pampa, Entre Ríos, Corrientes, Santa Cruz, Chubut, Tierra del Fuego, Río Negro e Neuquén. A qualidade da lã depende fortemente da finura da fibra, de forma que existem lãs de baixa qualidade difíceis de se colocar no mercado. Essas podem ser utilizadas para a produção de hidrolisado de queratina.
A reportagem é do jornal El Cronista, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Gilson Alcântara Borges
Janaúba - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 29/09/2009
Esse é mais um exemplo da pesquisa como uma ferramenta que traz as soluções para grande parte de nossos problemas. Agora eu pergunto a vocês, quanto o governo brasileiro investe em pesquisa? Será que os investimentos em pesquisa e educação não deveriam ser muito maiores?