Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Argentina: seca em Santa Cruz agrava crise ovina

postado em 17/11/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A produção ovina na região da Patagônia, na Argentina, cujo epicentro é a Província de Santa Cruz, está passando por uma severa crise provocada pela seca registrada na região e que se agrava pela forte queda nos preços internacionais da lã e pelo aumento nos custos de produção da atividade.

Dados levantados por técnicos do setor mostram que a seca leva mais de um ano e meio e provocou quedas no rendimento da lã (-35%) e na quantidade de cordeiros obtidos (-60%).

O presidente da Federação Agropecuária de Santa Cruz (FIAS), Raúl Castañon, indicou que a seca está afetando severamente o norte da Província o que provocará uma "retração importante", já que nesta safra se vêem as conseqüências da seca. Para ele, o ano passado foi o mais seco dos últimos 10 anos de acordo com a avaliação das imagens de satélite do INTA.

Para piorar, esta queda na produção vem acompanhada de um aumento nos custos de produção. A mão-de-obra que subiu entre 40% e 50%, somada à baixa da rentabilidade do setor, provoca esta situação de crise. Ele disse que se retiraram do país três firmas de lã, o mercado está praticamente sem operações e recordou que a atividade gera retenções de impostos de 8% para carne e 10% para lã.

A reportagem é do Prensalibreonline.com.ar, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade