A província argentina de San Juan inaugurou no último sábado (17) a primeira fábrica de sorvetes com leite de cabra do país, concebida como alternativa de diversificação para a produção leiteira caprina do departamento Valle Fértil.
A fábrica de sorvetes artesanais, que é a primeira da Argentina desse tipo, será colocada em funcionamento no sábado, com um aporte do Ministério da Produção e Desenvolvimento Econômico, como um "projeto piloto onde a coleta, elaboração e comercialização do produto estarão a cargo dos produtores caprinos da região".
Segundo o diretor de Assuntos Pecuários do Governo de San Juan, Hugo Berenguer, "o setor leiteiro caprino tem se caracterizado por seus desequilíbrios entre oferta e demanda, os altos custos relativos aos fretes de captação de leite e distribuição de produtos dentro da formação da cadeia de valor".
Ele disse que, "a nível nacional, quase todo o leite caprino produzido se destina à elaboração de queijos, sejam artesanais ou industriais, os quais têm maior demanda durante a temporada de inverno ou durante os períodos de férias nas regiões turísticas".
A reportagem é da agência Télam, publicada no site Lechería Latina, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Neyd M M Montingelli
Curitiba - Paraná - Pesquisa/ensino
postado em 21/12/2011
E pensar que o Brasil tem um grande consumo de sorvete industrial e artesanal que poderia absorver também o de leite de cabra! Está aí uma sugestão para as industrias já implantadas: utilizar o leite de cabra para fazer um sorvete diferenciado além de atingir também as crianças com intolerância.