Além da escolha da nova diretoria foram apresentados os balanços e relatórios financeiros e contábeis do exercício 2012, contas totalmente aprovadas pela assembleia.
Logo após assembleia já houve a primeira reunião de trabalho da atual diretoria, onde foram tratados assuntos pertinentes a ovinocultura nacional, problemas na produção e o cenário atual da criação de ovinos em todo o Brasil. Nesse sentido a nova diretoria, presidida pelo ovinocultor Paulo Afonso Schwab, vai focar seu trabalho no aumento do rebanho ovino no país. “Este país enorme não pode importar carne ovina, temos a melhor genética e produtores comprometidos com a qualidade, precisamos aumentar nossa produção para contemplar o mercado nacional e até o internacional” diz Schwab. “Há muitos países interessados na genética e na qualidade da carne produzida por nós”, completa o presidente.
A nova diretoria para o triênio 2013/2016 tem um Conselho de Administração, o conselho que passará a atuar pela primeira vez já tem um importante papel no trabalho a ser desenvolvido. Na chapa orientação, como foi denominada, estão representados vários estados, raças e associações estaduais.
A nova diretoria é composta por:
Paulo Afonso Schwab – Presidente
Suetônio Villar Campos – 1º vice-presidente
Arnaldo dos Santos Vieira Filho – 2º vice-presidente
Elisabeth Amaral Lemos – 1ª secretária
Paulo Ricardo de Sousa Dias – 2º secretário
Paulo Sérgio Soares – 1º tesoureiro
Manuel Luis Sarmento – 2º tesoureiro
Conselho Fiscal:
Francisco Andre Nerbass
José Luiz Pereira Dias
Luiz Fernando Dias
Suplentes: Flor Amaral, José Teodorico de Araújo Filho, Teófilo Garcia de Garcia
Conselho de Administração:
Bruno Garcia Moreira
Carlos Henrique Santos Rodrigues
Cláudio Antônio Caldas
Edson Dutra Dias
José Teodomiro Gesteira
Fábio Cotrim Rodrigues
Luiz Fernando Mainardi
Maristela Genro Gessinger
Orlando Cláudio Procópio
Osvaldo Chaves Lima
Renato Carpes da Costa
Wilfrido Augusto Marques.
Sobre a ARCO:
A ARCO completou em janeiro de 2013, 71 anos de fundação e de trabalho pela ovinocultura nacional. O número de associados da entidade é de 3.340 sócios contribuintes, distribuídos em todos os estados da Federação.
As Inspeções de Registro e orientação técnica aos associados são realizadas por 114 Inspetores Técnicos credenciados pelo MAPA e cadastrados pela ARCO, sediados por todo o Brasil. São conveniadas com a ARCO vinte e duas Associações Estaduais de Criadores de Ovinos, já as Associações Nacionais de Raças cadastradas na ARCO são em número de 24.
Por determinação do MAPA, a ARCO criou o Regimento Interno do Colégio de Jurados; o Regulamento de Exposições e Feiras e o Projeto de Formação de Raças, além disso a entidade mantém convênio com Universidades e Embrapas.
Em cumprimento ao Regulamento do Serviço de Registro Genealógico de Ovinos, aprovado pele MAPA, a ARCO realização anualmente reuniões regionais de reciclagem há 13 anos a reunião técnica nacional, com a participação de todos os Inspetores Técnicos. Anualmente a ARCO realiza a FENOVINOS, feira e exposição nacional rotativa de ovinos.
As informações são da ARCO, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Daniel Barbara da Silva
Piraí do Sul - Paraná - Produção de ovinos
postado em 27/03/2013
srs. parabenizo pela nova dirtoria que assume os trabalhos da ARCO, e concordo que precisamos urgente aumentear a produção de ovinos em nosso país, para isso temos que nos profissionalizarmos com seriedade e competencia, envolvendo os orgãos governamentais, cooperativas, associações de criadores e buscarmos qualidade na produção de carne de ovinos.