Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

AUS: carne de cordeiro tem mercado diversificado

postado em 07/01/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O motivo para a carne ovina da Austrália ser exportada a diferentes destinos não é devido somente a sua alta qualidade, mas também, ao uso de cortes diferenciados.

Os Estados Unidos são o maior importador de carne ovina da Austrália. Sua demanda tem direcionado para mudanças na indústria de carne de cordeiro, exigindo uma carcaça maior e mais magra. Podendo ser cortada de várias maneiras.

Quando se fala em mercado de mais rápido crescimento, o do Oriente Médio e o da África do Norte se destacam. Nesse ano, quase 23% do total das exportações de carne de cordeiro da Austrália serão destinadas ao Oriente Médio, sendo este o segundo maior mercado. Os mercados do Oriente Médio e da África do Norte estão crescendo mais de 28% ao ano.

Poucos devem saber que o segundo maior cliente da carne de cordeiro australiana, depois dos Estados Unidos, são os Emirados Árabes Unidos, um país de menos de cinco milhões de pessoas.

O gerente para serviços comerciais do Oriente Médio e da África do Meat and Livestock Australia (MLA), Blair Brice, que também é gerente de programas globais Halal, afirmaque 54% da carne de carneiro e 58% da carne de cordeiro são exportadas ao Oriente Médio como carcaça inteira.

Além disso, quase 60% das carcaças de cordeiro são enviadas resfriadas, prontas para o uso em açougues locais, supermercados e restaurantes. Isso ocorre principalmente devido ao tipo de uso. A carne de carneiro é predominantemente consumida cozida. A carne de cordeiro também é consumida cozida, embora grande parte seja grelhada.

O uso final determina como os compradores gostam de receber sua carne, mas também há um conhecimento sobre o que estão comprando, disse Brice. "Os mercados do Oriente Médio preferem carcaças menores. Quando os compradores do Oriente Médio compram a carcaça, sabem que estão comprando o animal inteiro. Se são enviados cortes, eles suspeitam de não estarem obtendo os melhores".

Esse tipo de informação deve e está sendo trabalhada pelo MLA, especialmente em um mercado que está crescendo rapidamente. Eles estão trabalhando com compradores no Oriente Médio, promovendo formas diferentes de cortar a carne para obter a melhor utilização da carcaça, pois a meta é extrair o melhor valor da mesma. O desafio para o MLA é trabalhar com o mercado para expandir requerimentos específicos e então, mostrar como esses podem ser obtidos".

Isso pode levar mais tempo para carne de carneiro, que ainda é considerada não somente uma fonte de proteína de baixo custo, mas também, a preferida.

O Oriente Médio continua com uma grande demanda por carne de cordeiro e de carneiro da Austrália. Essa demanda tem se sustentado apesar do fortalecimento do dólar australiano e dos altos preços da carne de cordeiro e de carneiro em 2008, mas particularmente em 2009.

A reportagem é do WeeklyTimesNow.com.au, publicada no site MeatTradeNewsDaily.co.uk, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade