Os Estados Unidos são o maior importador de carne ovina da Austrália. Sua demanda tem direcionado para mudanças na indústria de carne de cordeiro, exigindo uma carcaça maior e mais magra. Podendo ser cortada de várias maneiras.
Quando se fala em mercado de mais rápido crescimento, o do Oriente Médio e o da África do Norte se destacam. Nesse ano, quase 23% do total das exportações de carne de cordeiro da Austrália serão destinadas ao Oriente Médio, sendo este o segundo maior mercado. Os mercados do Oriente Médio e da África do Norte estão crescendo mais de 28% ao ano.
Poucos devem saber que o segundo maior cliente da carne de cordeiro australiana, depois dos Estados Unidos, são os Emirados Árabes Unidos, um país de menos de cinco milhões de pessoas.
O gerente para serviços comerciais do Oriente Médio e da África do Meat and Livestock Australia (MLA), Blair Brice, que também é gerente de programas globais Halal, afirmaque 54% da carne de carneiro e 58% da carne de cordeiro são exportadas ao Oriente Médio como carcaça inteira.
Além disso, quase 60% das carcaças de cordeiro são enviadas resfriadas, prontas para o uso em açougues locais, supermercados e restaurantes. Isso ocorre principalmente devido ao tipo de uso. A carne de carneiro é predominantemente consumida cozida. A carne de cordeiro também é consumida cozida, embora grande parte seja grelhada.
O uso final determina como os compradores gostam de receber sua carne, mas também há um conhecimento sobre o que estão comprando, disse Brice. "Os mercados do Oriente Médio preferem carcaças menores. Quando os compradores do Oriente Médio compram a carcaça, sabem que estão comprando o animal inteiro. Se são enviados cortes, eles suspeitam de não estarem obtendo os melhores".
Esse tipo de informação deve e está sendo trabalhada pelo MLA, especialmente em um mercado que está crescendo rapidamente. Eles estão trabalhando com compradores no Oriente Médio, promovendo formas diferentes de cortar a carne para obter a melhor utilização da carcaça, pois a meta é extrair o melhor valor da mesma. O desafio para o MLA é trabalhar com o mercado para expandir requerimentos específicos e então, mostrar como esses podem ser obtidos".
Isso pode levar mais tempo para carne de carneiro, que ainda é considerada não somente uma fonte de proteína de baixo custo, mas também, a preferida.
O Oriente Médio continua com uma grande demanda por carne de cordeiro e de carneiro da Austrália. Essa demanda tem se sustentado apesar do fortalecimento do dólar australiano e dos altos preços da carne de cordeiro e de carneiro em 2008, mas particularmente em 2009.
A reportagem é do WeeklyTimesNow.com.au, publicada no site MeatTradeNewsDaily.co.uk, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: