O Oriente Médio foi o único importante mercado que registrou aumento nas exportações em setembro, de 17% com relação ao ano anterior, para 4.293 toneladas - maior volume mensal registrado para a região. O clima mais frio na região foi um dos fatores que explicaram esse volume maior. As exportações para a Grande China se mantiveram estável com relação ao ano anterior, em 1.998 toneladas. Os volumes aos maiores mercados de carne de cordeiro australiana, Estados Unidos e União Europeia (UE), caíram 40%, para 1.724 toneladas, e em 30%, para 1.142 toneladas, respectivamente.
O efeito prolongado da crise financeira também se refletiu nesses números, onde as economias do Oriente Médio e da China registraram forte crescimento - estimado em 4,1% e 10,5%, respectivamente, em 2010, depois de níveis levemente menores em 2009. Em contraste, Estados Unidos e UE tiveram recuperações econômicas muito mais lentas - de 2,6% e 1,7%, respectivamente, seguindo crescimento negativo em 2009.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Edemario Marques de Almeida
Pintadas - Bahia - Abate beneficiamento e comercialização de ovino/ca
postado em 11/10/2010
Caros colegas do FarmPoint, é com satisfação que acompanho as matérias do trabalho realizado por todos vocês, até então, desconhecia algo tão importante no seguimento da ovinocaprinocultura no Brasil, mantendo o leitor atualizado sobre tudo e algo mais "o mundo dos negócios". Foi através deste link que consegui me inteirar e atualizar de tudo que acontece no Brasil e no mundo sobre essa cadeia produtiva que tanto gera renda e sustentabilidade, ao homem do campo. Estão todos de parabéns! Edemário Marques de Almeida