Contribuindo para o aumento no ano esteve o aumento de 1% nas exportações aos Estados Unidos, para um recorde de 41.963 toneladas - representando 26% do total das exportações de carne de cordeiro australiana no período.
As exportações ao Oriente Médio atingiram o recorde de 23.743 toneladas - um aumento de 18% com relação ao ano anterior. Os Emirados Árabes Unidos mantiveram sua posição como o maior mercado individual no Oriente Médio para a carne de cordeiro australiana, com os envios aumentando 4% com relação ao ano anterior, para 10.497 toneladas. Outros mercados que também apresentaram crescimento foram Arábia Saudita, com aumento de 26% para 3.221 toneladas, além dos mercados da África do Norte, como Líbia, Egito e Tunísia, que juntos, compraram mais de 2.000 toneladas das exportações de carne de cordeiro australiana.
Os altos preços da carne suína, a proximidade dos Jogos Olímpicos de Pequim e o fortalecimento econômico impulsionaram as exportações de carne de cordeiro para a China para cima durante o ano fiscal de 2007-08 - aumentando 42% com relação ao ano anterior, para 16.717 toneladas. As exportações à União Européia (UE) também aumentaram significantemente, aumentando 45% com relação ao ano anterior, para 4.241 toneladas à medida que a baixa oferta da Nova Zelândia fortaleceu a demanda pelo produto australiano.
Chamaram a atenção as exportações de carne de cordeiro à Comunidade dos Estados Independentes (CEI) - antiga União Soviética -, durante 2007-08, que aumentaram em 74% com relação ao ano anterior, para 1.453 toneladas, apoiadas pelo forte crescimento econômico na Rússia direcionando a demanda por proteína.
Envie seu comentário: