Os altos preços dos grãos e a falta de opções de vendas estão pesando bastante para os produtores e responsáveis pela terminação de cordeiros. Ao mesmo tempo, os processadores continuam preocupados com as taxas de câmbio instáveis e com a questão da oferta para o próximo ano.
De acordo com o presidente do Conselho da Indústria de Carnes Australiana, Roger Fletcher, é necessário conversar com os produtores e processadores de cordeiros para encontrar uma forma de superar a atual incerteza. Ele disse que está marcada uma reunião com a indústria no próximo mês para discutir um planejamento estratégico.
Os próximos seis meses destacarão esses pontos, de acordo com o representante da Australian Lamb Finishers, Hamish Mackinnon. Enquanto os preços e a oferta estão relativamente fortes agora, as incertezas crescem com relação à oferta e a demanda a partir do Ano Novo.
Este é um sintoma de um problema muito maior que vem acompanhando a indústria há muitos anos - o problema da continuidade da oferta. "A demanda doméstica por carne de cordeiro realisticamente não pode crescer muito mais. Sendo assim, o crescimento precisa vir dos mercados de exportação. Nós simplesmente não cresceremos nos mercados de exportação de carne de cordeiro até que tenhamos uma continuidade real da oferta pelas 52 semanas do ano. Isso requer melhores opções de mercado futuro. Atualmente, temos uma indústria que não pode pensar além de três meses".
Fletcher disse que o mercado internacional de carne de cordeiro nos últimos dois anos foram ditados pela carne de cordeiro barata da Nova Zelândia que inundou os mercados. Isso deverá mudar nos próximos meses.
A reportagem é do FarmOnline.
Envie seu comentário: