Na primeira previsão para a estação de 2010/11, o Comitê previu que a produção de lã na Austrália aumentará para 350 milhões de quilos de lã suja, principalmente devido a um aumento esperado nos pesos da lã, dadas as boas condições climáticas em muitas partes do leste australiano. O Comitê também previu aumento na produção de lã australiana em 2009/10, para 340 milhões de quilos de lã suja, mais que sua previsão de dezembro de 2009, de 330 milhões de quilos. Isso se compara à estimativa final para 2008/09, de 362 milhões de quilos de lã suja.
"As chuvas muito boas em várias partes do leste australiano durante os últimos três meses aumentaram o otimismo entre os produtores de ovinos e deverá trazer pesos significantemente maiores nas tosquias em 2010/11", disse o presidente do Comitê, Russell Pattinson. "Essa previsão é baseada na expectativa de que as condições climáticas durante o período crucial de outono serão normais em toda a Austrália".
O Comitê previu que os pesos médios dos velos aumentarão em 2010/11 cerca de 5% como resultado dessas melhores condições climáticas. "Devido a esse melhor corte médio de lã por cabeça, o Comitê previu que a produção de lã aumentará em 2010/11, apesar da expectativa de que os números de ovinos estariam levemente menores no começo da estação de 2010/11. Esse é o primeiro aumento com relação ao ano anterior na produção australiana de lã em 12 anos, o último tendo ocorrido em 1998/99".
O Australian Bureau of Statistics divulgou em 9 de abril sua estimativa final sobre o número de ovinos na Austrália em primeiro de julho de 2009, de 72,7 milhões de cabeças. Isso é 1,2 milhão de cabeças a mais do que a estimativa preliminar feita em novembro. Isso é também 5% menos do que o número de ovinos no país em primeiro de julho de 2008.
"O Comitê acredita que os produtores de ovinos estão tentando reter animais e reconstruir seus rebanhos, o que é suportado pelas últimas estatísticas do Australian Bureau of Statistics sobre a extração de ovinos para essa estação. Os abates de ovinos entre julho e janeiro caíram 21% em comparação com o ano anterior, enquanto os abates de cordeiros caíram 1% e as exportações de ovinos vivos caíram 17%, significando extração total de ovinos de julho a janeiro 9% menor".
"O Comitê também reconfirmou sua previsão de aumento na produção de lã superfina em 2009/10, com sua participação devendo chegar a 22%, a maior participação registrada", disse Pattinson. A lã superfina tem 18,5 mícron ou menos.
Os dados são do Australian Wool Innovation Limited, publicados no site Fibre2fashion.com, traduzidos e adaptados pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: