Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Austrália exportou 12% mais ovinos vivos em 2008

postado em 18/02/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As exportações de ovinos vivos da Austrália flutuaram mês a mês durante 2008, à medida que a oferta de animais adequados permaneceu baixa e o alto dólar australiano levou a uma pressão por maiores preços nos envios do país durante a primeira metade do ano. Apesar disso, a demanda geral do Oriente Médio foi forte e levou as exportações australianas de ovinos vivos a aumentar em 12% com relação ao ano anterior, para 4,2 milhões de cabeças - o maior volume exportado em um ano desde 2003, de acordo com dados do Australian Bureau of Statistics.

O Kuwait foi o maior mercado de ovinos vivos da Austrália durante 2008, ficando com 28% do total durante o ano. O número de ovinos exportados a este mercado aumentou em 3% com relação ao ano anterior, para 956.276 cabeças. O Kuwait tem sido o mercado mais consistente de ovinos vivos da Austrália nos últimos 15 anos, com a demanda apoiada pelo controle do Governo do país sobre os preços de ovinos e no varejo.

Devido aos menores preços de ovinos no Sudão e na Somália, a competição na Arábia Saudita foi forte durante o ano e contribuiu para que os envios australianos a este mercado declinassem em 15% com relação ao ano anterior, para 873.937 cabeças. Além disso, um menor tempo de viagem para os animais destes dois países competidores tornou os custos dos fretes significantemente mais baratos do que os dos exportadores australianos.

Omã foi o mercado de mais forte crescimento para as exportações de ovinos vivos australianos durante o ano, com os envios ficando em média em 60.000 cabeças por mês. Os envios totais a Omã durante 2008 aumentaram em 37% com relação ao ano anterior, para 741,106 cabeças - o maior volume anual registrado desde 1994.

As exportações de ovinos vivos a Qatar e Jordânia registraram crescimentos similares, com os números aumentando em 40% e 43%, respectivamente, para 269.116 cabeças e 383.943 cabeças. Os envios a Bahrain também aumentaram em 2008 - aumentando em 28% com relação ao ano anterior, para um recorde anual de 716.040 cabeças.

Em contraste, as exportações aos Emirados Árabes Unidos em 2008 caíram em 5% com relação ao ano anterior, para 175.629 cabeças.

De acordo com o aumento nos envios de ovinos durante o ano, o valor das exportações também aumentou, em 23%, para A$ 321 milhões (US$ 208,86 milhões) FOB, ficando em média em A$ 76,2 (US$ 49,58) por cabeça.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade